Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
O teatro carioca renasce em grande estilo, após longo período de crise e falta de apoio. Prova disso, é a programação radiante deste segundo semestre de 2024 nos teatros do Rio de Janeiro, após muitos anos de fechamento de salas e incertezas nas temporadas. Repleto de produções para todos os tipos de público, o teatro carioca demonstra fôlego novo. Isso atesta não apenas a resiliência dos artistas, técnicos e produtores, mas também a esperança de um público ansioso por reencontrar a magia das artes cênicas. Público que lota as salas tanto de espetáculos intimistas quanto de grandes musicais nacionais e internacionais da Broadway, o que coloca novamente o Rio no mapa do teatro nacional e mundial. Nesta reportagem especial, o Blog do Arcanjo ouve nomes importantes do mercado teatral sobre o atual momento de bonança.
Renata Borges Pimenta Valle impôs relevância do Rio no mercado nacional dos musicais: ‘Por que não podemos ser referência também?’
Renata Borges Pimenta Valle é a produtora teatral carioca incansável que conquistou o respeito do mercado paulistano — afinal, é dela a produção de Beetlejuice, O Musical, O Musical, O Musical, espetáculo com mais indicações à 11ª edição do Prêmio Bibi Ferreira, 12 ao todo. Mesmo desbravando a Selva de Pedra, ela jamais deixou de acreditar no Rio de Janeiro, cidade na qual vive. Por isso, faz questão de estrear suas produções no Rio, antes de levá-las a São Paulo, como foi com o fenômeno Beetlejuice. Isso faz dela um diferencial no mercado.
Eu sou uma produtora carioca que em todas as minhas produções realizei os musicais no Rio de Janeiro. Não adianta a gente reclamar que nada acontece no Rio e que somente tudo acontece em São Paulo. O Rio sempre foi um dos maiores polos culturais do Brasil. Olha toda a produção de audiovisual do País que são de produtoras cariocas. Por que não podemos ser referência em espetáculos da Broadway também?”
Renata Borges Pimenta Valle
produtora
Renata Borges viveu com apreensão os tempos de pandemia e fez questão de dar sua contribuição ao mercado. “No pós pandemia, senti uma necessidade de estar ainda mais presente, ajudando ainda mais essa cidade que eu amo. Todas as estreias estão sendo realizadas no Rio”, avisa.
Ela faz questão de agradecer a quem caminha a seu lado nesta missão. “E é fundamental ter patrocinadores que enxergam o Rio também como prioridade. Sou muito grata a BB Seguros por lutar pelos cariocas. E é importante ressaltar a Lei de Incentivo Fiscal o ISS e todos que fazem parte da comissão carioca, pois acaba sendo uma alternativa que as empresas têm de incentivarem a Cultura no Rio de Janeiro. A Lei Rouanet e a Lei do ISS ajudam muito empresas e produtores cariocas”, analisa.
Tadeu Aguiar celebra fôlego teatral no Rio de Janeiro: ‘São tantos bons projetos que há dificuldade em achar teatro vazio’
Tadeu Aguiar, paulista que escolheu o Rio como lar, vive a retomada do teatro carioca na pele. O diretor e produtor reabriu o centenário Teatro Carlos Gomes, na praça Tiradentes, centro do Rio, com Bibi – Uma Vida em Musical, em julho, para encenar atualmente no mesmo local A Cor Púrpura, outro musical de sucesso sob sua batuta.
“É uma retomada incrível do teatro no Rio de Janeiro com as salas de teatro lotadas e todo mundo com algum projeto. Estou ensaiando Uma Babá Quase Perfeita, e tivemos também Bibi e Querido Evan Hansen. Também me preparo para dirigir um musical sobre os cem anos da comunicação no Brasil, através do Assis Chateaubriand, dos Diários Associados, que está sendo escrito pelo Fernando Moares e o Eduardo Bakr. São tantos projetos teatrais bons que estamos inclusive com dificuldade de encontrar pauta nos teatros”, conta.
Depois da pandemia, houve uma retomada muito grande no teatro no Brasil e, especialmente no Rio, que andava meio caído das pernas. Então, fico alegre de morar nessa cidade, nesse lugar lindo. Fico feliz de uma cidade tão sofrida estar com um movimento cultural e teatral tão importante”.
Tadeu Aguiar
diretor e produtor
Beto Sargentelli testemunha força do teatro carioca como ator e produtor: ‘Motivos para comemorar’
Beto Sargentelli, ator e produtor paulistano que ama o Rio, se prepara para atuar em um musical que estará no coração de um dos maiores eventos da história da cultura carioca: o quarentão Rock in Rio, que acontece de 13 a 22 de setembro. Ele é um dos astros da superprodução Sonhos, Lama e Rock and Roll, com apresentações no festival. O musical tem criação de Roberto Medina, produção musical de Zé Ricardo e concepção de Charles Möeller e Claudio Botelho.
É muito satisfatório acompanhar e testemunhar de perto essa retomada do teatro no Rio de Janeiro, não só o teatro de prosa, o teatro musical, mas todas as vertentes teatrais. Realmente os teatros estão ocupados, há uma disputa de pautas em todos os teatros aqui do Rio de Janeiro e está sendo um prazer imenso acompanhar não só como ator, mas também como produtor. Só temos motivos para comemorar”.
Beto Sargentelli
ator e produtor
Sargentelli conta que, como produtor, quer levar o musical de sucesso O Rei do Rock, sobre Elvis Presley, para o Rio. “É um espetáculo em que eu produzo, atuo e escrevi também e tenho planos de uma temporada no Rio de Janeiro. Temos vários cariocas na equipe. É muito gostoso ter esses dois pontos de vista nessa retomada do teatro carioca, o do ator e também o do produtor”.
Aniela Jordan vibra com retomada do teatro no Rio: ‘Espero que continue para sempre’
Aniela Jordan, sócia da Aventura, produtora à frente do fenômeno A Noviça Rebelde, reforça a efervescência do teatro no Rio. “A gente está num momento muito promissor. A gente teve alguns fatores. O primeiro deles foi a pandemia. As pessoas ficaram muito presas e depois voltaram e estão voltando cada vez mais com muita vontade de ver coisas presenciais. Ficou muito claro que uma experiência presencial é muito importante”, analisa a experiente gestora à frente de três espaços no Rio, Teatro Riachuelo, Adolpho Bloch e EcoVilla RiHappy, além da Arena B3 em São Paulo.
“Realmente estamos com muitas produções no teatro. Muitas produções ficaram muito reprimidas durante esse tempo todo, inclusive no outro governo. E, por causa da pandemia, poucas estrearam. Agora, todos esses projetos que estavam reprimidos estão vindo à tona”, explica.
Estamos com muitas produções de teatro no Rio de Janeiro, muita coisa acontecendo. Muita oferta para o público em todos os sentidos. Nos grandes musicais, nas pequenas peças, nos shows. A gente vê por aí dezenas de festivais de música pelo Rio de Janeiro, muitas peças em cartaz, ou peças vindo de São Paulo, como antes não vinham. Então, a gente está num momento maravilhoso, espero que ele continue para sempre.
Aniela Jordan
produtora
Neste momento, A Noviça Rebelde tem motivos para comemorar. “A Noviça Rebelde se tornou realmente um fenômeno. É claro que eu esperava que fizesse sucesso, porque é um espetáculo muito icônico, para toda a família, para todas as gerações. Mas foi inacreditável! Até para nós da equipe, ficamos muito surpresos! A gente fez 60 sessões no Rio, todas esgotadas! Tivemos 60 mil pessoas assistindo A Noviça Rebelde no Rio de Janeiro. Depois, fomos para São Paulo, para o Vibra, que é um lugar imenso, de 3.500 pessoas por sessão. A gente fez 17 espetáculos lotados”, recorda.
Com tanta força, a peça retorna neste segundo semestre. “Estamos voltando para as Cidades das Artes, porque já no Rio de Janeiro, quando a gente fechou o mês de maio, com o mês de junho inteiramente esgotado, a gente falou que tinha que voltar com essa peça, porque ainda tem muita demanda. E a Cidade das Artes seria para um novo público. Já estamos muito bem vendidos e certamente também vai esgotar. A gente está muito feliz com isso”, comemora.
Leonardo Netto comemora plateias cheias: ‘Interesse renovado pelo teatro’
Leonardo Netto, diretor do sucesso A Menina Escorrendo dos Olhos da Mãe no Teatro Poeira, diz que o momento difícil enfrentado pelo teatro no período de isolamento despertou um novo olhar para as artes cênicas. “Eu acho que todo mundo concorda que a pandemia foi um fator determinante para a renovação do interesse do público no teatro. O tempo que se ficou sem o contato presencial fez com que essa arte, que é basicamente presencial, é uma experiência única, presencialmente, fosse revalorizada, ressignificada”, pontua.
As plateias estão cheias, os teatros estão cheios, acho que há um interesse renovado por essa forma de expressão e de comunicação, e a gente recebe isso com uma maior alegria, porque a gente vinha sofrendo uma queda de interesse do público no teatro”.
Leonardo Netto
diretor teatral
Netto lembra que, mesmo na boa fase, o teatro carioca ainda encontra dificuldades: “O teatro é sempre muito difícil, ainda é, claro. Mas nos renova também a esperança, esse interesse todo. Então, é com muita felicidade que a gente recebe esse público que agora está afluindo os teatros com mais frequência e maior quantidade”, conclui.
Blog do Arcanjo mostra destaques da temporada teatral no Rio de Janeiro
O Blog do Arcanjo mostra a seguir dos destaques desta temporada no Rio de Janeiro. Viva o teatro carioca!
Musicais para todos
O segundo semestre começou com superproduções em julho como Hairspray com Tiago Abravanel no Teatro Riachuelo e Bibi Uma Vida em Musical com Amanda Acosta no Teatro Carlos Gomes. E novos espetáculos já chamam a atenção nos cartazes espalhados pela Cidade Maravilhosa. Nossa História com Chico Buarque já aportou no Teatro Riachuelo com Laila Garin e grande elenco. Também está de volta em nova temporada o musical de sucesso A Cor Púrpura, dessa vez protagonizado por Suzana Santana. Também em setembro, A Noviça Rebelde aporta na Cidade das Artes. No mesmo mês, o Rock in Rio é palco do musical Sonhos, Lama e Rock and Roll, e o Roxy Dinner Show recebe o musical Aquele Abraço. Em outubro, estreia Tom Jobim Musical, com a obra do grande mestre Antonio Carlos Jobim no Teatro Casa Grande, e Vital – O Musical dos Paralamas, no Teatro Claro Mais RJ, com a trajetória da lendária banda de nosso rock. Também em outubro estreia no Teatro Multiplan Uma Babá Quase Perfeita, com Eduardo Sterblicht e grande elenco, mesmo mês em que Elis, A Musical volta no Teatro Riachuelo com a história da maior cantora brasileira.
Teatro de estrelas
Os solos, duplas e elencos enxutos estão com tudo no teatro de prosa. A diva Susana Vieira volta com sua peça Shirley Valentine no Teatro Adolfo Bloch. Já Heloísa Périssé apresenta A Iluminada no Teatro Claro Mais. Nome da nova geração do humor, Rafael Ifante estreia o solo Terapia Infernal no Teatro Casa Grande. Cofundador do Porta dos Fundos, Antonio Tabet faz seu solo Peçanha – Protocolo de Segurança também no Teatro Casa Grande . Já o drama gay O Segredo de Brokeback Mountain, com Júlio Oliviera e Marcel Pierrotti, pode ser visto no Teatro das Artes. Os ícones Tony Ramos e Denise Fraga aportam no Teatro Casa Grande com O Que Só Sabemos Juntos, enquanto que o premiado Brás Cubas com a Cia. dos Atores pode ser visto na Fundição Progresso, e A Menina Escorrendo Dos Olhos da Mãe, com Guida Vianna e Silvia Buarque, está em cartaz no Teatro Poeira.
Viva o teatro carioca!
O renascimento do teatro no Rio de Janeiro é um testemunho do poder da arte de unir as pessoas, mesmo em tempos difíceis. À medida que as luzes brilham novamente nos palcos cariocas, todos estão convidados a celebrar a diversidade e a riqueza cultural da Cidade Maravilhosa. É por isso que o Blog do Arcanjo celebra: Viva o teatro carioca!
Blog do Arcanjo agradece: Grazy Pisacane – GPress Comunicação, Pedro Neves – Clímax Comunicação e Conteúdo, e Stella Stephany – JSPontes Comunicação.
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Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
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