Divina Valéria, primeira cantora trans a gravar disco no Brasil, celebra 80 de vida e 60 de carreira com show no Sesc Pompeia

Divina Valéria comemora 80 anos de vida e 60 de carreira com show biográfico no Sesc Pompeia © Nu Abe Divulgação Blog do Arcanjo 2024

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Divina Valéria, desde sua estreia em 1964 tem feito uma carreira brilhante, seja como cantora em shows pelo mundo ou mais recentemente como atriz no cinema nacional. No país que mais mata travestis e pessoas trans, segundo dados da ANTRA (Associação Nacional de Travestis e Transexuais), e em que a estimativa de vida chega a 35 anos, celebrar o aniversário de 80 anos e os 60 de carreira de Divina Valéria é uma declaração de resistência e amor à arte, à diversidade e à melhor idade.

O Teatro Sesc Pompeia homenageará Divina Valéria, primeira cantora trans a gravar um disco no Brasil, no espetáculo "Divina Valéria 80 - O Show Biográfico"
Sesc Pompeia homenageia Divina Valéria, primeira cantora trans a gravar um disco no Brasil, no espetáculo Divina Valéria 80 – O Show Biográfico © Luciana Zacarias Divulgação Blog do Arcanjo 2024

Por isso, o Sesc Pompeia homenageia essa lenda da luta LGBTQIA+ no Brasil com o espetáculo Divina Valéria 80 – O Show Biográfico, em apresentação única, no dia 12 de setemebro, às 21h. A atração foi idealizada pela diretora Luh Maza, ela própria a primeira diretora trans do Theatro Municipal de São Paulo (Transtopia, 2019), primeira roteirista trans na TV brasileira (Sessão de Terapia, 2019) e primeira jurada trans do Prêmio Shell de Teatro (2021-2022). Admiradora de Divina Valéria, a quem descobriu bem jovem assistindo um programa de TV, Luh se aproximou da Divina Valéria no set de filmagens de seu próximo filme, o qual a convidou a protagonizar.

As atrizes escolhidas foram, respectivamente, Marina Mathey (primeira trans a ganhar como melhor atriz coadjuvante do Prêmio Bibi Ferreira) e Verónica Valenttino (primeira trans a ganhar como melhor atriz o Prêmio Shell e como Revelação do Ano do Prêmio Bibi Ferreira), ambas pelo musical Brenda Lee – O Palácio das Princesas, de 2021, mantendo a representatividade e importância da apresentação até em seus atores.

Inspirada pelas histórias impressionantes do passado e pela resiliência dessa artista, que foi pintada por Di Cavalcanti e que aos 80 anos enfrenta todos os desafios para seguir trabalhando com sua arte, a diretora imaginou uma série de ações que, além do filme, levaram Divina Valéria a estrelar uma campanha de beleza na internet chamada Eu Faço História Com Orgulho e agora estrear esse show cênico-musical para contar sua vida com a própria homenageada em cena.

Compre seu ingresso!

Blog do Arcanjo mostra imagens de Divina Valéria

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *