Monstro, com Ricardo Corrêa, discute preconceito e adoção LGBT+ na SP Escola de Teatro

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
A Cia. Artera de Teatro estreia no dia 6 de setembro, sexta-feira, às 20h30, o espetáculo Monstro. Essa é a primeira vez que a peça faz temporada presencial após circulação exclusivamente digital em 2021 e 2022. A temporada de Monstro acontece na SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt até dia 29 de setembro, com entrada gratuita mediante retirada de ingressos pela Sympla.
A peça conta a história de Léo, um professor de natação de uma escola infantil que se candidata a adotar uma criança. Tudo corre bem até que um aluno de sete anos o chama de gay.
Em resposta, o professor decide falar abertamente sobre o que significa ser gay, encorajando uma cultura de aceitação e inclusão entre seus alunos A partir deste incidente, uma série de ataques começam a acontecer. A dramaturgia e interpretação é de Ricardo Corrêa, também responsável pela sonoplastia, enquanto a direção do espetáculo fica por conta de Davi Reis.
Abordar a adoção em sistemas sociais em crise expõe a fragilidade dos direitos conquistados diante de uma onda de intolerância.”
Ricardo Corrêa
dramaturgo e ator
O olhar social transforma este homem em um ser monstruoso, não recomendado à sociedade, e assim o espetáculo lança luz sobre a homofobia profundamente arraigada dentro de nossas sociedades.
Lembrando que a Companhia Artera de Teatro possui o intuito de abarcar diversas dimensões da cena contemporânea, além de ter por meta a encenação de textos com dramaturgias inéditas, direcionando a pesquisa para temas relacionados à questões LGBTQIAPN+, permitindo-se o intercâmbio com outras artes, manifestações e tecnologias.
- Festival de Curitiba amplia democratização e atrai mais de 200 mil pessoas em sua 33ª edição
- Avesso do Avesso reúne no palco pela primeira vez Heloisa Périssé e Marcelo Serrado no Festival de Curitiba
- Susana Vieira leva Lady ao Teatro Vivo em São Paulo após sucesso no Rio
- A Língua Mãe estreia sob fortes aplausos a Monica Biel no Sesc Pinheiros em SP
- O Céu da Língua consagra Gregório Duvivier no Guairão no Festival de Curitiba
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.