Grupo Silvio Santos cede terreno ao lado do Teatro Oficina para criação do parque sonhado por Zé Celso

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Chegou ao fim, após 40 anos e a morte de ambos, a disputa pública entre Zé Celso e Silvio Santos. Nesta sexta-feira, dia 6/9, a Sisan Empreendimentos Imobiliários, empresa do Grupo Silvio Santos, e a Prefeitura de São Paulo realizaram a assinatura de desapropriação amigável que culminará na transição de propriedade do terreno localizado ao lado do Teatro Oficina no bairro da Bela Vista, em São Paulo, para o poder público. A decisão foi celebrada pelo Teatro Oficina, grupo teatral mais longevo do Brasil, com 66 anos de trajetória, e cuja sede foi eleita “o mais belo teatro do mundo” pelo jornal britânico The Guardian.
A negociação chega ao fim, segundo comunicado do Grupo Silvio Santos, “após atingir um patamar justo e por decisão do Grupo Silvio Santos de abrir mão da disputa, visando ao benefício e bem-estar da população do bairro da Bela Vista – que faz parte da história do Grupo durante todos seus 65 anos – e de toda a cidade de São Paulo, que terá mais uma opção de lazer com o projeto de construção de um parque no local”.
A história do bairro se confunde com a história dos 65 Anos do Grupo Silvio Santos, fundado na Bela Vista, pelo meu pai, aos seus 31 anos de idade. Essa negociação foi uma vontade também dele em permitir que a comunidade vizinha tenha um novo parque e desejamos que seja um excelente espaço de convivência e lazer para a população.”
Renata Abravanel
presidente do Conselho de Administração do Grupo Silvio Santos.
O Grupo Silvio Santos entende que o desfecho desta negociação atendeu às expectativas de todos os envolvidos, e agradecemos pelo empenho e pela postura assertiva e técnica adotada pela Prefeitura, tanto na pessoa do Prefeito Ricardo Nunes quanto da Procuradora Geral do Município, Dra. Marina Magro B. Martinez, bem como do Promotor de Justiça, Dr. Sílvio Antônio Marques, pelo esforço em assegurar os recursos para compra do terreno.”
José Roberto Maciel
CEO do Grupo Silvio Santos.

Teatro Oficina celebra decisão
O Teatro Oficina se manifestou sobre a data histórica: “6 de setembro de 2024, assinatura da escritura de nascimento do Parque do Rio Bixiga! Hoje os 11 mil metros quadrados do último chão de terra livre da verticalização compulsória no centro da cidade de São Paulo se torna terra pública”.
“Essa é uma aposta em um parque-floresta em contracenação cmo as emergências climáticas em curso e contra os processos de gentrificação conhecidos de todos nós em toda a cidade”, afirmou o grupo. “Hoje é dia de vitória! Via as quatro décadas dessa história! Viva Zé Celso! Viva a encruzilhada dos povos dessa história! A luta continua: que vanha o Parque do Rio Bixiga”, publicou a companhia teatral mais longeva do Brasil.
O nome oficial do parque ainda não foi decretado.
- Festival de Curitiba recebe ícone do teatro brasileiro Mário Bortolotto
- Festival de Curitiba aposta em formação teatral e intercâmbio cultural com ações formativas
- Homens Pink coloca reflexão sobre envelhecimento gay no palco do Festival de Curitiba
- In on It repete parceria de 15 anos atrás de Emílio de Mello e Fernando Eiras no Festival de Curitiba
- Festival de Curitiba propõe autoaceitação com peça Carta ao Meu Corpo
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.