Rafael Sette Câmara lança elogiado romance na Bienal do Livro de São Paulo: Dos Que Vão Morrer, Aos Mortos

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Um dos romances mais aclamados deste ano é apresentado na maior feira literária da América Latina. Dos Que Vão Morrer, Aos Mortos, do escritor mineiro Rafael Sette Câmara, tem lançamento na 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo nesta sexta-feira, dia 6 de setembro, a partir das 20h, no estande da Editora Urutau no Distrito Anhembi. O livro vem fazendo muito sucesso desde seu lançamento no começo do ano e teve lançamento recente na Academia Mineira de Letras. A obra viralizou no X, antigo Twitter, atingindo quase quatro milhões de pessoas, e se tornou a maior pré-venda da história da editora Urutau, responsável pela publicação.
O romance narra a saga de um jovem jornalista que perdeu a mãe de forma violenta e sem explicação. A partir desta tragédia, precisa começar sua vida adulta, enquanto precisa lidar com o luto e com a falta de respostas. A obra tem 172 páginas e custa R$ 60.
Laura, a personagem principal, está fazendo o almoço quando toca o telefone. Ela atende, deixa as panelas no fogo e sai, e seu corpo é encontrado 36 horas depois, em outra cidade. Essa é a história do meu livro e também a minha maior dor, porque foi assim que perdi minha mãe.”
Rafael Sette Câmara
Escritor e jornalista
Rafael Sette Câmara, que também é jornalista de viagem e publisher do blog 360 Meridianos, usa a capital mineira como pano de fundo de sua história. Pontos de Belo Horizonte como Praça Sete, Rua Sapucaí, Edifício Maletta, Tobogã da Contorno, Pampulha, Savassi e o Cemitério do Bonfim são alguns dos endereços que aparecem no livro. O título da obra, inclusive, remete ao pórtico do mais antigo cemitério da capital: “’Dos que vão morrer, aos mortos’ é a tradução da expressão em latim que está inscrita na entrada do cemitério do Bonfim, em Belo Horizonte”, conta Sette Câmara.
- Festival de Curitiba amplia democratização e atrai mais de 200 mil pessoas em sua 33ª edição
- Avesso do Avesso reúne no palco pela primeira vez Heloisa Périssé e Marcelo Serrado no Festival de Curitiba
- Susana Vieira leva Lady ao Teatro Vivo em São Paulo após sucesso no Rio
- A Língua Mãe estreia sob fortes aplausos a Monica Biel no Sesc Pinheiros em SP
- O Céu da Língua consagra Gregório Duvivier no Guairão no Festival de Curitiba
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.