★★★★ Crítica: Nany People brilha em Como Salvar Um Casamento com seu carisma farto e talento raro

Nany People brilha no solo Como Salvar Um Casamento , em temporada popular no Teatro Gazeta e depois no Teatro Fernando Torres em SP © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2024

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

★★★
COMO SALVAR UM CASAMENTO

Comédia solo de Nany People
Avaliação: Muito Bom
Crítica por Miguel Arcanjo Prado

Nany People é uma das grandes artistas de sua geração. E isso não se discute. Afinal de contas, ela tem carisma, originalidade, coragem e talento, como nos ensina RuPaul Charles em sua corrida de drags do streaming norte-americano. Às vésperas de completar 50 anos de carreira e 60 de vida em 2025, essa artista mineira e tão brasileira colhe os frutos de quem construiu com muita alvenaria cada degrau que subiu. Por isso, é amada e respeitada não só pelo público como também por seus pares da classe artística e pela imprensa.

Nany People foi muito além de uma drag queen, e tornou-se uma atriz, como escreveu este jornalista 17 anos atrás. Atriz capaz de encarar papéis dramáticos como a megera da peça Caros Ouvintes ou mais bem humorados, como em suas participações no humorístico Vai Que Cola, no Multishow. Ela também se revelou uma cantora maravilhosa, como prova seu show cantando, e muito bem, a obra de Fafá de Belém.

Nany People no camarim do Teatro Gazeta onde faz temporada do solo Como Salvar Um Casamento © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2024

Seu fino faro para o humor, que faz dela uma artista capaz de sustentar uma grande plateia com sua energia irradiante, pode ser conferido de perto em seu imperdível solo Como Salvar Um Casamento, às quintas, 20h30, no Teatro Gazeta da Avenida Paulista 900, e que depois vai para o Teatro Fernando Torres, no Tatuapé, em outubro, também às quintas, 20h30. A produção é da MG8 Cultural.

Compre seu ingresso para ver Nany People no Teatro Gazeta da Avenida Paulista, 900

Compre seu ingresso para ver Nany People no Teatro Fernando Torres, no Tatuapé

Na montagem com texto inteligente de Nany People e Marcos Guimarães e direção de cena de Bruno Motta — humorista e produtor que vem sacudindo a cena com a Gongada Drag, da qual ela já participou —, Nany é uma consultora de relacionamentos. Dá dicas infalíveis para rescender a chama dos casais em crise. Com auxílio do participativo público, constrói um divertido tratado sobre as dificuldades dos relacionamentos neste mundo cada vez mais disperso nas telas e suas múltiplas possibilidades e frustrações.

O público se identifica e se diverte à beça, com presenciou este jornalista e crítico. No teatro, Nany está sempre à vontade, está em casa. Até porque o teatro foi sua arte redentora, desde que se mudou de Poços de Caldas, no Sul de Minas — ela nasceu na vizinha Machado, em 1º de julho de 1965 —, para São Paulo, sem dinheiro no bolso, mas com um sonho irrefreável de ser artista.

Nany People no camarim do Teatro Gazeta onde faz temporada do solo Como Salvar Um Casamento © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2024

“O teatro deu uma guinada na minha vida. Essa peça mudou minha trajetória 17 anos atrás, quando você, Arcanjo, que ainda era um menino, fez aquela matéria enorme comigo na revista Contigo!, na qual você colocou na manchete que eu era muito além de uma drag queen, que eu era uma atriz. Isso me abriu portas e fui no sofá do Jô Soares, e o mercado passou a me olhar de uma outra forma”, faz questão de pontuar, com os olhos brilhantes de emoção.

Madrinha inesquecível: Hebe Camargo e Nany People no camarim © Arquivo Nany People Divulgação Blog do Arcanjo 2024

Antes, Nany, da mesma geração que drags lendárias como Silvetty Montilla e Salete Campari, fez história na noite paulistana. E também foi pioneira da representatividade LGBTQIAP+ na televisão, como repórter da Hebe Camargo em seu icônico programa nas noites de segunda-feira no SBT.

“A Hebe me deu uma oportunidade única e muito generosa. Ela me colocou na casa de todas as famílias brasileiras”, recorda, com emoção. Melhor madrinha não poderia haver.

Salete Campari, Nany People e Silvetty Montilla © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2023

A partir de então, Nany nunca aceitou ficar aprisionada a guetos. Nem mesmo no showbusiness. Tanto que ela é uma artista capaz de estar em um filme cult como Hipótese para o Amor e a Verdade, de Rodolfo García Vázquez — no qual faz uma cena de rara beleza poética como uma Pietá da Praça Roosevelt — ou no polêmico reality A Fazenda, da Record.

Nany também é capaz de brilhar como mestre de cerimônias do Risorama do Festival de Curitiba ou na novela das oito da Globo, como aconteceu em O Sétimo Guardião, de Aguinaldo Silva. Atualmente, entra novamente nas casas brasileiras na bancada do programa de auditório de Marcos Mion nos sábados globais, o Caldeirão com Mion, com seu leque inconfundível e fez história na ferveção gay.

Nany People na novela O Sétimo Guardião, no reality LOL do Prime Video e no Caldeirão com Mion, na Globo © Divulgação Blog do Arcanjo 2024

“No começo, quando lancei essa peça, tinha gente que achava que era um show de drag apenas. Ninguém acreditava que eu poderia fazer uma peça falava de relacionamentos, os produtores não queriam contratar. Mas foi aqui no Teatro Gazeta que tudo mudou. Costumo dizer que foi aqui que a Nany People atriz nasceu, foi a maternidade. Agora, 17 anos depois, estou de volta, com a peça repaginada, em temporada popular, porque fazia uns oito anos que não fazia uma temporada popular em São Paulo, a última tinha sido em 2016 no Teatro Itália com Minhas Verdades. Estar em São Paulo, na Avenida Paulista, no Teatro Gazeta, em temporada popular para meu público, com essa peça tão especial na minha vida, é algo que me emociona muito”, fala.

E o público tem esgotado as sessões, com espectadores pedindo novas temporadas. “Fazer temporada popular é dar a possibilidade de muitas pessoas irem ao teatro, muitas vezes de conhecer o teatro. Isso é formar público. E eu tenho público que me acompanha desde a Hebe e também gente que me conheceu agora no streaming fazendo LOL. Então, é Nany Popular!”.

Nany, que participou dos primórdios da Parada de São Paulo e que teve memorável coluna na revista hoje histórica G Magazine, editada por Ana Fadigas, fez atualizações no texto de Como Salvar Um Casamento ao lado do coautor Marcos Guimarães.

Até porque de 2007 para 2024 a sociedade brasileira evoluiu muito. “Estou feliz porque a peça está mais democrática. Não fala só de relacionamentos heteronormativos, fala de todas as possibilidades múltiplas do amor”. E Nany People topa um trisal? “Olha, Arcanjo, eu já fiz uma vez… Ou melhor, duas vezes. Mas acho que no final alguém sempre termina na mão, né? E no amor eu não quero ser plateia!”, avisa.

Nany aproveita para tomar um gole de café em seu camarim. Mas você toma café antes da peça? “Tomo. Só não tomo quando vou cantar. Tem o aquecimento que eu faço, mas ultimamente não está dando tempo”, diz a executiva do riso. “Viajo o Brasil, faço o Vai Que Cola do Multishow, faço a temporada aqui em São Paulo, eu não paro”.

Nany People no filme Hipóteses para o Amor e a Verdade, no reality A Fazenda da Record e no Vai Que Cola do Multishow © Divulgação Blog do Arcanjo 2024

Mesmo com a agenda tão movimentada, Nany faz questão de tomar todas as decisões de sua carreira. “Eu sempre tive um produtor, mas não quero ter um empresário ou agente. Prefiro eu mesma combinar tudo. Porque aí depois ninguém dá o truque”, ensina.

Diz que quatro mulheres lhe ensinaram a ser senhora de seu destino. “São as mulheres da minha vida: mamãe, Rogéria, Lilia Cabral e Fafá de Belém. Todas geraram suas próprias carreiras e geriram suas próprias vidas”, explica.

“Quando você tem um empresário, você vira mais uma galinha no poleiro dele. E quando você tem o controle, muda tudo, inclusive a relação do mercado com você. Os contatos são meus, quem dá os passos sou eu. Eu não fico vendida na história”.

E aproveita para dar uma dica financeira: “Dinheiro não leva desaforo. É assim que eu sobrevivi, ajudei a criar sobrinha e paguei muita CNH pra muito querubim, viu, Arcanjo?”, fala, emendando sua gostosa gargalhada.

Já no fim do papo no camarim do Teatro Gazeta, minutos antes de subir ao palco, ela reflete: “A vida passa muito rápido, parece que foi ontem que você fez aquela matéria comigo na Contigo e já se passaram 17 anos. Recentemente, vi vários amigos irem embora de uma hora para a outra. Então, Miguel Arcanjo, eu aprendi a valorizar as coisas que realmente têm valor. Por isso que eu estou aqui, com pele ótima, voz plena. Então, vamos que vamos. O show não pode parar”, conclui.

Nany People no camarim do Teatro Gazeta onde faz temporada do solo Como Salvar Um Casamento © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2024

★★★
COMO SALVAR UM CASAMENTO

Comédia solo de Nany People
Avaliação: Muito Bom
Crítica por Miguel Arcanjo Prado

Como Salvar Um Casamento

Compre seu ingresso para ver Nany People no Teatro Gazeta da Avenida Paulista, 900

Compre seu ingresso para ver Nany People no Teatro Fernando Torres, no Tatuapé

Ficha Técnica
Um espetáculo de Nany People e Marcos Guimarães
Elenco: Nany People
Texto: Bruno Motta e Daniel Alves
Direção de cena: Bruno Motta
Concepção visual: Marcos Guimarães
Direção musical: Ricardo Severo
Iluminação: Ronny Vieira
Figurino: Fábio Ferreira
Produção Executiva: MG8 Cultural

Nany People recebe Blog do Arcanjo nos bastidores de Como Salvar Um Casamento no Teatro Gazeta

Blog do Arcanjo mostra imagens de Como Salvar Um Casamento com Nany People

Blog do Arcanjo mostra quem já aplaudiu Como Salvar Um Casamento com Nany People

Compre seu ingresso para ver Nany People no Teatro Gazeta da Avenida Paulista, 900

Compre seu ingresso para ver Nany People no Teatro Fernando Torres, no Tatuapé

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *