Livros da Fuvest viram maratona de peças no Teatro Bradesco

Peça de "Quincas Borba", livro de Machado de Assis obrigatório para a FUVEST 2025
Peça Quincas Borba, baseada em livro de Machado de Assis obrigatório para a Fuvest 2025 © Divulgação Blog do Arcanjo 2024

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Pensando nos alunos que nem sempre conseguem ler todas as obras indicadas para a prova da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) responsável pela seleção de estudantes para a Universidade de São Paulo (USP), uma das universidades mais renomadas da América Latina, e na aproximação com a plateia que só o teatro é capaz, o ator paulista Jefferson Brito Delgado, mais conhecido pelo nome artístico Jeffé, fundador da Cia de Teatro Letra Jovem, dedicada à pesquisa da linguagem teatral nas suas diversas formas de expressão estética, concebeu a Maratona Teatral Fuvest 2025, que acontece no dia 15 de setembro, domingo, das 8h às 21h30, no Teatro Bradesco.

Nesse dia, estudantes de estados diversos do País vem a São Paulo para conhecer de perto o enredo dos livros obrigatórios na lista da Fuvest. Após cada apresentação, uma equipe de professores de literatura faz análise das obras encenadas com o público respondendo a questões das duas fases do vestibular.

A literatura acompanha os fluxos comportamentais da sociedade e neles temáticas plurais como exclusão e inclusão, diversidade e conflitos identitários estarão na pauta da prova. O reflexo na literatura, sua compreensão, capacidade de interpretação e análise crítica das obras são habilidades testadas no vestibular.

Programação:
08h
– Quincas Borba – Machado de Assis
09:30h – A ilustre casa de Ramires – Eça de Queirós
11h – Nós matamos o cão tinhoso! – Luís Bernardo Honwana
13h – Show do Drummond – Alguma Poesia
14:30h – Dois irmãos – Milton Hatoum
16h – Romanceiro da inconfidência – Cecília Meireles
17:30h – Os ratos – Dyonélio Machado
19h – Marília de Dirceu – Tomás Antônio Gonzaga
20:30h – Água funda – Ruth Guimarães

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *