Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
A 18ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte, o evento de cinema da capital mineira que celebra sua maioridade entre os dias 24 e 29 de setembro, tem como eixo central a produção cinematográfica da América Latina. Em paralelo à Mostra, ocorrerá o 15º Brasil CineMundi – International Coproduction Meeting, o evento de mercado do cinema brasileiro e o principal encontro de coprodução internacional do Brasil. Durante seis dias intensos, a 18ª Mostra CineBH promove atividades gratuitas para todas as idades e públicos, com foco na formação, reflexão, exibição e difusão do cinema brasileiro, promovendo intercâmbios com outros países, em conexão com as artes e com a própria cidade
Um total de 9 espaços de Belo Horizonte vão ser ocupados pela 18ª CineBH: Cine Theatro Brasil (Grande Teatro e Teatro de Câmara), Fundação Clóvis Salgado (Cine Humberto Mauro, Sala João Ceschiatti, Sala Juvenal Dias, Jardim Interno e Jardim do Parque), salas de cinema do Centro Cultural Minas Tênis Clube, Una Cine Belas Artes, Cine Santa Tereza, Teatro Sesiminas, Cine Cardume Rodoviária, Praça da Liberdade e Casa da Mostra. Cada ambiente terá um perfil de atividade e de exibições, com encontros, bate-papos, rodadas de negócios e 110 filmes em pré-estreias e mostras temáticas, entre curtas, médias e longas-metragens, selecionadas pelas equipes de curadoria.
A 18ª CineBH prestará uma homenagem especial à cineasta paulista Anna Muylaert, uma das vozes mais marcantes do cinema brasileiro contemporâneo. A celebração ocorrerá na noite de 24 de setembro, no prestigiado Cine Theatro Brasil Vallourec, às 20h, onde a diretora estará presente para a exibição em pré-estreia de seu novo filme, “O Clube das Mulheres de Negócios”.
Ao longo da Mostra, serão exibidos diversos outros filmes de Muylaert na grade da Mostra Homenagem. Presencialmente o público poderá ver em Belo Horizonte “Que Horas Ela Volta?” (2015), “Alvorada” (2021), “Mãe só Há uma Uma” (2016) e uma sessão em plena Praça da Liberdade de “Durval Discos” (2002), clássico contemporâneo que marcou a estreia de Muylaert na direção de longas. Estes e os outros filmes que ela dirigiu serão disponibilizados no site da CineBH.
Cofira a programação completa e participe!
Blog do Arcanjo mostra alguns filmes da 18ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte
- Fringe abre inscrições para peças do Circuito Independente no Festival de Curitiba
- Gaby Spanic, estrela de A Usurpadora, faz show em São Paulo no Carioca Club
- Restaurante Dona Lucinha resguarda o sabor de Minas Gerais em casarão histórico de Belo Horizonte
- Centro de Arte Popular de Minas Gerais tem coleção de rara beleza no Circuito Liberdade em BH
- Museu de Artes e Ofícios SESI é cartão-postal repleto de memória no coração de Belo Horizonte
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.