Paiol Velho chega ao Teatro Maria Della Costa com texto histórico de Abílio Pereira de Almeida, ícone do TBC
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Um país que se preze precisa conservar a memória de sua cultura. O Grupo Carriola aposta na dramaturgia brasileira com a peça Paiol Velho, escrita por Abílio Pereira de Almeida, o autor nacional mais encenado pelo Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), onde estreou em 1951 sob direção de Ziembinski com Cacilda Becker no elenco. O autor se matou após ficar deprimido pela falta de reconhecimento das gerações mais novas. A obra estreia no Teatro Maria Della Costa, na Bela Vista, em 4 de outubro. O enredo mostra a luta por poder e identidade em um contexto rural brasileiro, destacando as tensões entre os que trabalham a terra e a elite que a explora. A direção é de Ricardo Brighi. Estão em cena Davi Bosio, Guilherme Vendramim, Jéssica Fioramonte, Jorge Pitta, Júlio Sbarrais, Jussara Nascimento, Kliferson Ressurreição, Leobina Bezerra, Leo Nogueira e Ricardo Brighi. O Blog do Arcanjo lembra que a temporada vai até 2 de novembro, com sessões sextas e sábados, 20h. Compre seu ingresso!
Senti-me superado e velho. Acabaram-se todas as minhas veleidades. Resumindo minha vida: sou um escritor superado, velho e pobre, a quem a gente nova chama de mestre, o que já é um consolo.”
Abílio Pereira de Almeida
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.