Ícone do site Blog do Arcanjo

Secretária do Audiovisual Joelma Gonzaga anuncia conquista histórica de diversidade e inclusão na 18ª CineBH

Joelma Gonzaga, secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura, anuncia cota de 50% para mulheres durante a CineBH © Leo Fontes Universo Produção Blog do Arcanjo 2024

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Em encontro com a classe audiovisual presente na 18ª CineBH na manhã de quarta-feira, 25 de etembro, a secretária do Audiovisual, Joelma Gonzaga, anunciou o retorno dos arranjos regionais como parte do plano de ação da pasta ainda para 2024. Os arranjos regionais, criados em 2014 como forma de expandir os investimentos e reduzir a concentração de financiamento através de complementação de recursos a editais municipais e estaduais, tinham sido suspensos por governos anteriores e agora volta pelo Ministério da Cultura da atual gestão.

A decisão se deu em reunião do Comitê Gestor do Fundo Setorial de Audiovisual (CGFSA) no último dia 21 de setembro. O Comitê, conduzido pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, e integrado por representantes de setores da cadeia audiovisual, separou um valor de R$ 300 milhões a serem alocados para os arranjos, dentro de um total de R$ 1,2 bilhão aprovados para incentivo ao audiovisual, em gerenciamento compartilhado com a Ancine (Agência Nacional do Cinema).

Além disso, a secretária adiantou uma conquista histórica das políticas públicas de inclusão e representatividade: a reserva de 25% dos recursos para empresas vocacionadas [que possuem atuação especializada e contínua em áreas específicas da cadeia produtiva do audiovisual, como produção, distribuição, exibição e comercialização de obras] e uma reserva mínima de 50% à paridade de gênero nas funções de direção, roteiro e produção executiva em projetos contemplados.

Outras ações da SAV adiantadas pela secretária incluíram a volta do Brasil às discussões de audiovisual da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), depois de uma ausência de sete anos e que vai gerar, em especialmente, conteúdos para TVs públicas de países como Portugal e Angola; a criação futura de uma Film Comission de âmbito nacional, com objetivo de criar políticas de incentivo a realizações audiovisuais de outras países no Brasil; e linhas e critérios para Seletivos de Cinema e TV/VoD, com novo modelo de seleção de filmes e séries, Desempenho Comercial Cinema, voltado para produtoras e distribuidoras, Desempenho Artístico Cinema, destinado a produtoras premiadas, e Desempenho Comercial TV/VoD, para produtoras e programadoras. Um plano de diretrizes e metas deve ser lançado em breve pela SAV, assim como também uma proposta de ação para 2025.

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:
Sair da versão mobile