Brasil CineMundi anuncia selecionados neste domingo no fim da CineBH

15º Brasil CineMundi – International Coproduction Meeting © Leo Lara Universo Produção Blog do Arcanjo 2024

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Enviado especial a Belo Horizonte

O Brasil cada vez mais integrado ao cinema do restante da América Latina. Serão anunciados, na noite deste domingo (29/09), os vencedores do 15º Brasil CineMundi que contou com 38 projetos selecionados. Ao todo, serão distribuídos 24 prêmios em três categorias: “Projetos em Desenvolvimento”, “Projetos WIP – Primeiro Corte” e “Cooperação e Intercâmbio”.

Dos 38 projetos selecionados para esta edição, 33 são projetos em desenvolvimento, sendo dez na categoria Horizonte (representa o horizonte de temas, diversidade e criação do audiovisual brasileiro), seis na DocBrasil Meeting (focada em documentários), sete na Foco Minas (exclusiva para projetos mineiros) e 10 na categoria Paradiso Multiplica (parceria com o Projeto Paradiso, incubadora de talentos). Cinco projetos foram selecionados na categoria WIP – Primeiro Corte, dedicada a longas-metragens em fase de finalização.

Os projetos foram selecionados por um comitê composto por colaboradores nacionais e internacionais e todos participaram do CineMundi Lab – programa de formação – e tiveram acesso a lab de desenvolvimento, workshop de Design de Audiência, mentorias de roteiro, consultorias especializadas, masterclasses, estudo de caso, debates e painéis de mercado. Nas rodadas de negócios, os produtores e diretores dos projetos participantes tiveram encontros individuais com os profissionais nacionais e internacionais, convidados pelo evento, interessados em co-produção e vendas audiovisuais no mundo todo.

O Brasil CineMundi mantém ainda parcerias com instituições e fundos nacionais e internacionais de incentivo à coprodução, desenvolvimento e apoio, que distribuem prêmios de participação em eventos de mercado e de desenvolvimento. Os parceiros desse ano são Burning (Colômbia), Conecta (Chile), DocSP (São Paulo), Embaixada da França no Brasil, FIDBA – Festival Internacional de Documentários de Buenos Aires (Argentina), Instituto Goethe, MAFF – Festival de Málaga (Espanha), Nuevas Miradas (Cuba),Parati Films (França), Projeto Paradiso (Brasil), RIDM – Festival Internacional de Documentários de Montreal (Canadá), Ventana Sur (Uruguai) e World Cinema Fund (Alemanha). Além destes, empresas e órgãos da indústria audiovisual brasileira, como DOT, Mistika, Naymovie, O2 Pós, The End, oferecem premiação em materiais e serviços com objetivo de contribuir e incentivar a produção ou finalização dos projetos.

Também neste domingo (29/09), durante a cerimônia de encerramento da 18ª CineBH e do 15º Brasil CineMundi, serão anunciados os longa-metragens vencedores da Mostra Competitiva Território, dedicada a produções latino-americanas. Realizando a sua segunda edição em 2024, a Território apresenta produções de realizadores em início de carreira de longa-metragem.

A Mostra apresentou oito títulos provenientes de seis países: Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia e Panamá. Cinco são dirigidos por mulheres, todas em seu primeiro longa-metragem. Um sexto longa completa as estreias na duração longa. Três dos oito filmes são coproduções, com Alemanha em dois casos ou por dentro da própria América Latina (Uruguai/Argentina). Sete longas tiveram sua primeira exibição no Brasil. Os filmes passaram antes por festivais como os de Mar del Plata, Vision du Réel, Miami, Guadalajara, Cartagena, IDFA e Sheffield.

*O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado viajou a Belo Horizonte, Minas Gerais, a convite da CineBH e Universo Produção

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *