Filme argentino Las Almas vence 18ª CineBH
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Deu Argentina. A 18ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte – anunciou os vencedores da Mostra Competitiva Território, em cerimônia realizada neste domingo, 29. Três prêmios foram entregues, reconhecendo o melhor longa-metragem, a melhor presença em cena e o destaque do júri.
O prêmio de Melhor Longa-Metragem da mostra Território, de caráter competitivo, foi concedido ao argentino Las Almas, dirigido por Laura Basombrío. O júri oficial destacou o filme por sua “escuta consciente do território retratado”, elogiando como a obra respeita o ritmo do espaço filmado e oferece “um ponto de vista claro de direção, em coerência com a fotografia e o design sonoro”. A interpretação do relato em off da protagonista também foi mencionada como um ponto alto do filme, conduzindo o espectador “ao terreno e ao onírico”, abordando temas como “a dor, a cura, os lutos, a violência de gênero e a resiliência”. A sensibilidade poética e o detalhismo da produção foram decisivos para sua vitória.
Las Almas também foi reconhecido com o Prêmio Abraccine, concedido pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema. O júri da crítica destacou a “capacidade do filme de utilizar a narrativa do documentário com força cênica social e criativa”, incorporando elementos da ficção de maneira habilidosa. O trabalho de imagem e som foi elogiado por estar “a serviço do resgate de memória”, demonstrando “sensibilidade e competência” no uso dos recursos técnicos, reforçando o impacto da obra no festival.
Pelo júri oficial, o prêmio de Melhor Presença foi entregue à personagem Karina, do filme Mala Reputação (Uruguai). Segundo o júri, Karina se destaca por ser “empática, leve e esperta”, além de conseguir transmitir uma corporeidade que “é o próprio filme”. A atuação da personagem estabelece uma forte conexão com o público, “atravessando em um sentido de moralidade contraposto à humanidade”. O júri elogiou ainda a “forma muito autêntica de mostrar sua vida em frente à câmera”, garantindo assim o reconhecimento como a melhor presença em cena.
Por fim, o júri oficial deu prêmio de Destaque à fotografia de Carropasajero (Colômbia). O filme foi celebrado pela “fotografia exuberante e poética”, que cria uma “dimensão espiritual” e aproxima o espectador da “escuta interior e do silêncio”. A composição visual, com um trabalho cuidadoso de luzes e sombras, foi apontada como essencial para transmitir a corporalidade dos personagens e criar uma “atmosfera nostálgica entre o silêncio e o vento”. Essas qualidades levaram o júri a conceder o prêmio de destaque ao filme.
18ª CineBH – Premiados da Mostra Território
Melhor Longa-Metragem: Las Almas, de Laura Basombrío, Argentina
Melhor Presença: Karina, do filme Mala Reputação, Argentina e Uruguai
Destaque do Júri: fotografia de Carropasajero, Colômbia e Espanha
Prêmio da Crítica (Abraccine): Las Almas, de Laura Basombrío, Argentina
*O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado viajou a Belo Horizonte, Minas Gerais, a convite da CineBH e Universo Produção.
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.