Raquel Hallak anuncia mudanças na Mostra de Cinema de Tiradentes durante a 18ª CineBH

Raquel Hallak, diretora da Universo Produção, na 18ª CineBH: novidades na Mostra de Cinema de Tiradentes © Leo Lara Universo Produção Blog do Arcanjo 2024

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Enviado especial a Belo Horizonte

Raquel Hallak aproveitou a coletiva de encerramento da 18ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte para anunciar novidades do projeto Cinema Sem Fronteiras, da Universo Produção, mais especificamente para seu mais antigo festival, realizado em Tiradentes, na região mineira do Campo das Vertentes.

Na tarde de sábado, 28/9, na 18ª CineBH, a coordenadora geral da Mostra de Cinema de Tiradentes, anunciou mudanças significativas para a 28ª edição do festival, prevista para ocorrer entre os dias 24 de janeiro e 1º de fevereiro de 2025. As alterações, que impactam principalmente as mostras competitivas Olhos Livres e Aurora, apontam novo direcionamento na curadoria do evento, o maior no país dedicado ao cinema brasileiro contemporâneo.

Raquel Hallak, diretora da Universo Produção, na 18ª CineBH: novidades na Mostra de Cinema de Tiradentes © Leo Lara Universo Produção Blog do Arcanjo 2024

Mostras

A Mostra Olhos Livres, que anteriormente possuía recorte mais geral, agora se tornará a mostra competitiva oficial em Tiradentes. Com um enfoque em filmes independentes que propõem novas linguagens e abordagens cinematográficas, a nova configuração trará filmes de várias tendências e de realizadores com experiências anteriores.

Para 2025, a Olhos Livres será composta por até sete longas-metragens, preferencialmente inéditos no Brasil, de cineastas com mais de um filme realizado. O prêmio principal, dado ao título escolhido pelo Júri Oficial, será o Troféu Barroco, valor em dinheiro de no mínimo R$ 5.000,00, serviços cinematográficos e certificado de premiação.

A Mostra Aurora também passará por uma reformulação importante. Tradicionalmente voltada para cineastas em início de carreira, a mostra agora se concentrará exclusivamente em diretores e diretoras que estão estreando no longa-metragem. Os filmes selecionados para a Aurora serão avaliados por um Júri Jovem, composto por cinco estudantes universitários que participaram de oficina de análise cinematográfica na CineBH. Assim como na Olhos Livres, os filmes vencedores da Aurora receberão o Troféu Barroco, certificado e prêmios oferecidos por empresas parceiras, além de prêmio de no mínimo R$ 5.000,00. 

As inscrições de filmes estão abertas no site da Mostra: www.mostratiradentes.com.br.

A Mostra Olhos Livres reforça o legado do cineasta Carlos Reichenbach, cujo trabalho sempre celebrou a liberdade criativa e a experimentação estética. Com essa homenagem, o evento busca conectar o passado e o futuro do cinema brasileiro, mantendo um espaço para obras que desafiam convenções e exploram novas possibilidades narrativas e visuais.

Para os jovens realizadores que participarão da Mostra Aurora, a expectativa é de que a seleção propicie uma maior visibilidade às suas primeiras obras. A Aurora sempre foi vista como uma vitrine para novos talentos e essa mudança busca intensificar a relevância do espaço, incentivando a criação de novos diálogos dentro do cenário audiovisual.

Que venha a 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes!

*O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado viajou a Belo Horizonte, Minas Gerais, a convite da CineBH e Universo Produção

church building on town street
Detalhe de Tiradentes, que abriga a Mostra de Cinema de Tiradentes da Universo Produção © Photo by Douglas Mendes on Pexels.com Blog do Arcanjo 2024

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *