Ícone do site Blog do Arcanjo

Cães de Rua abre o Mi Teatro em peça de sucesso de Patrícia Vilela com grande elenco do Colaatores

Cães de Rua, de Patrícia Vilela com Colaatores, faz temporada no Mi Teatro do Restaurante Mercado Ibérico de Mara Carvalho © Divulgação Blog do Arcanjo 2024

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Patrícia Vilela, nome respeitado e com trajetória de êxitos no teatro, está de volta com seu espetáculo de sucesso Cães de Rua, com seu grupo Colaatores, inaugurando o Mi Teatro. A mais nova sala cênica paulistana, com apenas 58 lugares, fica no Restaurante El Mercado Ibérico, da atriz Mara Carvalho, na Bela Vista, próximo à Avenida Paulista.

Vilela escreveu o espetáculo durante a pandemia. Dessa vez, além de dirigir, também está no elenco ao lado de grandes nomes dos palcos como Luna Martinelli e o ator convidado Fernando Alves Pinto.

A obra foi pensada antes da invasão do Capitólio nos Estados Unidos por grupos extremistas da ultradireita de Trump, o que acabou deixando a peça ainda mais contundente, sobretudo neste ano de eleições. A montagem mostra pessoas que sofreram diversas modalidades de golpes que se reúnem em um eletrizante encontro.

A estreia está marcada para esta terça, 2 de outubro, com temporada até 19 dezembro, no intimista Mi Teatro (r. Pamplona, 310, Restaurante El Mercado Iberico) com sessões às quartas e quintas, às 20h, e ingressos na Sympla.

Cães de Rua, de Patrícia Vilela com Colaatores, faz temporada no Mi Teatro do Restaurante Mercado Ibérico de Mara Carvalho © Divulgação Blog do Arcanjo 2024

Enredo psicanalítico

Cães de Rua apresenta um grupo de apoio formado por 13 pessoas que se reúnem para compartilhar as questões fundamentais sobre os golpes que sofreram, enquanto são analisadas pelo Dr. Felipe Basili, psicanalista, que carrega consigo ecos existenciais dos pensamentos cínicos, do desapego, do filósofo Diógenes que vagava incansável pela civilização com sua lanterna em punho à procura de pessoas honestas. De forma visceral em uma trama perversa e de suspense que se desenrola nos bastidores, as personagens vão sendo expostas pelos atores e o confronto e o debate entre eles são observados pelo público. O texto é também sobre o universo das Fake News, dos políticos imorais e os golpistas que se aproveitam da carência e ingenuidade dos mais vulneráveis, e manipulam e devoram os restos de uma sociedade psicologicamente fragilizada.

O ator Fernando Alves Pinto está no elenco de Cães de Rua, de Patrícia Vilela © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2023

CÃES DE RUA

Texto e Direção – Patrícia Vilela
ELENCO
Ator Convidado: Fernando Alves Pinto como Ricardo
Vitor Capoal – Diógenes e Dr. Felipe
Jeyne Stakflett – Branca
Luna Martinelli – Caroline
Maíra Chasseraux – Tatiana
Gabriel Pinheiro – Pedro
Leka Begliomini – Paula
Erick Antoniazzi- Dani
Vera Campos – Lorena
Fernando Castioni – Simon
Gabriela Pimenta – Laura
Fabiano Oliver – Florisvaldo
Pedro Osorio – Paulo
Patrícia Vilela – Jéssica

Participação Especial: Marcelo Tas (voz em off)

FICHA TÉCNICA

Assistente de Direção: Adelino Costa e Rubi
Iluminação: Rodrigo Cordeiro
Trilha Sonora Original: Rod Junelini
Figurinos: Maitê Chasseraux
Programação Visual: Emerson Brandt
Fotos de divulgação: Adriana Margotto
Assessoria de Imprensa: Ofício das Letras – Adriana Monteiro
Produção Executiva: Berenice Haddad
Assistente de Produção: Gabriel Batista
Direção de Produção e Realização:
Produtora e Cia de Teatro COLAATORES

SINOPSE
Um grupo se reúne para compartilhar vivências e dar apoio a vítimas de experiências envolvendo criminosos, golpistas, abusadores e assassinos. O texto trata dos efeitos da manipulação das redes sociais e dos meios de comunicação sobre uma sociedade pouco educada e subserviente. Fake News, negacionismo, QAnon e outras ilusões, são lançadas como restos de alimento a uma sociedade psicologicamente falida, que vaga sem destino, como cães de rua.

SERVIÇO
Temporada: 02 de outubro a 19 de dezembro de 2024
Dias: Quartas e Quintas, 20h
Drama, 90 min, 16 anos
Lotação: 58 lugares
Local: MI TEATRO (Restaurante El Mercado Ibérico) – Endereço: Rua Pamplona, 310 – Bela Vista – São Paulo (estacionamento ao lado do teatro)
Inteira R$ 80,00 e meia entrada R$ 40,00
Vendas pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/caes-de-rua

COLAATORES

COLAATORES é uma produtora e companhia de teatro da cidade de São Paulo, fundada em 5 de fevereiro de 2019 pela atriz, diretora e dramaturga Patrícia Vilela. A companhia já realizou quatro espetáculos: “Velórios”, que marcou a estreia da COLAATORES em 2019 com textos dos dramaturgos Sérgio Roveri, Mário Bortolotto, Ivam Cabral, Mário Viana e Jarbas Capusso Filho; “CDP 201- Audiência de Custódia”, em 2020, e a primeira montagem de “Cães de Rua”, em 2022 em São Paulo. A COLAATORES está em pré-produção dos seguintes espetáculos com texto de Patrícia Vilela: “Perda Maior” e o monólogo “Demônio de Poeira”, com o ator João Signorelli, com estreia em 2025. Em maio de 2024, no Teatro Viradalata, produziu o espetáculo: Caio Em Revista, com textos inéditos de Caio Fernando Abreu com atuação e roteiro de Roberto Camargo e direção de Luís Artur Nunes. “Cães de Rua”, em nova montagem, com a participação especial do ator Fernando Alves Pinto, que estreia em outubro, no MI Teatro, é a produção atual da CIA.

PATRÍCIA VILELA

Atriz, diretora e dramaturga, bacharel em Artes Cênicas. Atuou em diversos trabalhos em teatro, novelas e seriados para a TV. Novela Esmeralda, Cristal e Malhação. No teatro, trabalhou com importantes diretores e dramaturgos, como Roberto Lage, Alberto Guzik, Sérgio Roveri, Rodolfo García Vázquez, Sérgio Britto, Maurice Vaneau, Fernando Peixoto, Ivam Cabral, Mário Bortolotto, Mário Viana. Fundadora e diretora da Cia. de Teatro COLAATORES desde 2019. Site: https://www.colaatores.com

Prêmios e Indicações:

-Prêmio de Melhor Atriz no Festival RIMA (Rio International Monthly Awards) pelo curta-metragem “Nóia-Um Dia No Limite” – 2021. Assista o curta: “Nóia – Um Dia No Limite”

-Prêmio de Melhor Atriz no I FESTIVOU AUDIOVISUAL INDEPENDENTE BRASILEIRO de Brasília, pelo curta-metragem “Nóia-Um Dia No Limite” – 2020.

-Prêmio de Melhor Atriz no II Festival Internacional de Cinema Fantástico POE SJC, pelo curta-metragem “Nóia-Um Dia No Limite” – 2017.

-Prêmio de Melhor Atriz no “Festival World Cinema Festival” de Los Angeles pelo curta-metragem “Nóia-Um Dia No Limite” – 2016.

-Indicação ao Prêmio de Melhor Atriz pelo curta-metragem “Nóia-Um Dia No Limite”, no Malta Short Film Festival – Malta – 2016.

-Indicada ao troféu Gralha Azul para Prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante por “Os Cantos de Maldoror” – 1998.

-Atriz revelação indicada por jornalistas paranaenses pelo trabalho como atriz no monólogo “Safo”, de Marguerite Yourcenar – 1994.

-Menção Honrosa pelo trabalho como atriz em “O Santo Inquérito”, de Dias Gomes – 1989.

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:
Sair da versão mobile