★★★★ Crítica: Os Escafandristas escancara falência da utopia do teatro de grupo em corajoso texto de Vinícius Piedade
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
★★★★
OS ESCAFANDRISTAS
Avaliação: Muito Bom
Crítica por Miguel Arcanjo Prado
A utopia do teatro de grupo dura para sempre? Afinal de contas, se hoje em dia nem casamento costuma se estabelecer por muitos anos, por que um grupo formado por atores com diferentes expectativas deveria permanecer unido como irmãos siameses para toda a eternidade? Essa é a questão-chave do inteligente e corajoso espetáculo Os Escafandristas, em cartaz no Teatro Itália. O texto é de Vinícius Piedade, escritor talentoso e que também a dirige a peça ao lado de Juliano Barone e está no elenco ao lado de Cris Eifler, Fernanda Mariano, Marcus Veríssimo e Pedro Casali, todos excelentes atores, e do virtuoso músico Gabriel Ferrara, também diretor musical. O enredo mostra um grupo de atores que se reúne com seu velho diretor após anos separados para “uma volta em grande estilo da companhia teatral”. Contudo, mais do que um novo projeto, o que ganha força nesta reunião é o acerto de contas com um passado de exploração e manipulação. Afinal de contas, os anos passaram, os atores estão mais maduros e encontraram novos caminhos possíveis, como a TV, a maternidade ou projetos mais consistentes, já não sendo mais capazes de tolerar velhas armadilhas psicológicas em nome do “amor ao teatro”. Esta é a grande sacada do texto: mostrar que a vida anda para frente, e que o passado não se repete. Tentar insistir no mesmo muitas vezes é um apego quase que infantil a velhos brinquedos que já saíram de moda. Os atores dominam a cena e fazem dos embates uma tensão crescente. No time criativo ainda estão Luciana Silva na luz, Piedad no figurino e Marcus Veríssimo na cenografia. Os Escafandristas nos mostra indubitavelmente que insistir em uma utopia que comprovou não ter dado muito certo é só um triste atestado de hipocrisia. Buscar novos caminhos, e ares, é o único caminho corajoso de sobrevivência artística possível. E de paz.
★★★★
OS ESCAFANDRISTAS
Avaliação: Muito Bom
Crítica por Miguel Arcanjo Prado
Quintas, às 20h, no Teatro Itália – Av. Ipiranga, 344, metrô República, São Paulo. Até 27/10/2024.
Compre seu ingresso para Os Escafandristas!
Artistas de Os Escafandristas abrem o camarim do Teatro Itália ao Blog do Arcanjo
Blog do Arcanjo mostra quem já aplaudiu Os Escafandristas no Teatro Itália
Compre seu ingresso para Os Escafandristas!
Blog do Arcanjo mostra imagens da estreia de Os Escafandristas no Teatro Itália
Compre seu ingresso para Os Escafandristas!
Ficha Técnica:
Texto: Vinícius Piedade
Direção: Juliano Barone e Vinícius Piedade
Elenco: Cris Eifler, Fernanda Mariano, Marcus Verissimo, Pedro Casali e Vinícius Piedade.
Direção Musical e músico: Gabriel Ferrara
Desenho de luz: Luciana Silva
Figurino: Piedad
Cenografia: Marcus Veríssimo
Operador de luz: Luciana Silva
Fotos: Danilo Ferrara
Designer: Pedro Casali
Produção: Marcus Veríssimo e Vinícius Piedade
Sinopse
Os atores do conceituado grupo “Os Escafandristas” voltam a se reunir depois de um longo hiato para pensar em um novo trabalho teatral, porém o que poderia ser um promissor reencontro acaba de maneira surpreendente.
OS ESCAFANDRISTAS
Local: TEATRO ITÁLIA – Av. Ipiranga, 344, metrô República, São Paulo
Data: De 3 a 24 de outubro de 2024, quintas às 20 horas
Classificação: 14 anos
Duração: 90 minutos
Compre seu ingresso para Os Escafandristas!
- Fringe abre inscrições para peças do Circuito Independente no Festival de Curitiba
- Gaby Spanic, estrela de A Usurpadora, faz show em São Paulo no Carioca Club
- Restaurante Dona Lucinha resguarda o sabor de Minas Gerais em casarão histórico de Belo Horizonte
- Centro de Arte Popular de Minas Gerais tem coleção de rara beleza no Circuito Liberdade em BH
- Museu de Artes e Ofícios SESI é cartão-postal repleto de memória no coração de Belo Horizonte
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.