Leilah Assumpção celebra 55 anos de teatro em peça com Nicole Puzzi e Kate Hansen: Mergulho no Mistério Dela
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Dramaturga pioneira que deu voz às mulheres no teatro, Leilah Assumpção comemora, aos 81 anos de vida, 55 anos de sua trajetória artística. E é claro que a efeméride não poderia passar incólume. O Teatro Sérgio Cardoso, instituição vinculada à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e administrada pela Associação Paulista dos Amigos da Arte, receberá a estreia de sua nova peça, Mergulho no Mistério Dela. Mais uma vez, a autora se volta à representação feminina no teatro brasileiro, tema no qual é ícone. A originalidade da peça reside no enfoque em duas mulheres com mais de setenta anos, interpretadas por Kate Hansen e Nicole Puzzi. As protagonistas vivem juntas em um apartamento e exploram a chegada da chamada terceira idade. A estreia está agendada para 14 de outubro. Imperdível.
Dramaturgia profunda
A profundidade da narrativa é proporcionada pela construção caleidoscópica da dramaturgia de Leilah. O diálogo entre Maiara (Nicole Puzzi), uma ex-atriz, e Cibele (Kate Hansen), uma filósofa aposentada, nos leva a diferentes dimensões temporais, revelando situações cotidianas como a espera pelo nascimento da primeira neta de Maiara e discussões sobre relacionamentos, saúde, solidão e sexualidade. Essas conversas abrem fendas que revelam experiências e ambivalências de uma amizade feminina sustentada por inúmeras paixões.
Através de um humor característico do estilo de Leilah, a peça também revela a vida que está se desenvolvendo nos “fundos” da história: o nascimento de Eva, símbolo das forças femininas transgressoras, que desde a lenda da maçã proibida, instiga a liberação de desejos e a sexualidade de mulheres de todas as idades e etnias.
Durante a apresentação, o público é levado a uma jornada pelo passado enraizado na intimidade de duas amigas de longa data, que desafiam quaisquer obviedades e provocam uma reflexão sobre os limites do convencional.
“No momento atual, as personagens da Leilah dialogam de forma perspicaz com a classe média paulistana”, destaca o diretor da montagem, Marcelo Drummond, que também revela a escolha do elenco: “Quis trazer de volta aos holofotes duas atrizes que passaram despercebidas. Kate Hansen foi uma estrela da TV Tupi e trabalhou com Zé Celso no Teatro Oficina; já Nicole Puzzi foi um dos grandes nomes do cinema nacional nos anos 1970, participando de vários filmes relevantes daquela época.” Leilah expressa sua satisfação: “Estou verdadeiramente encantada com a excelência dessas talentosas artistas que estão colaborando na criação da minha nova peça.”
Ao retratar, de maneira moderna, o convívio entre Cibele e Maiara, a peça amplia a representação feminina na dramaturgia nacional, permitindo que mulheres na fase final da vida compartilhem suas experiências.
Com a estreia de Mergulho no Mistério Dela, Leilah Assumpção derruba uma barreira discursiva, reafirmando seu compromisso inabalável em abrir novas vozes femininas no teatro brasileiro.
Sinopse
Cibele e Maiara são amigas que conversam rotineiramente sobre diversos temas enquanto aguardam o nascimento da primeira neta de Maiara. Assim, o público é gentilmente convidado a mergulhar nos mistérios que cercam a vida e a revelação de um segredo familiar guardado por décadas.
Sobre Leilah Assumpção
Leilah Assumpção estreou como dramaturga em 1969 com “Fala Baixo, Senão eu Grito”, obra que lhe rendeu um Prêmio Molière. Ícone das décadas de 1960 e 1970, trouxe aos palcos a narrativa feminina que ainda carecia de voz. Ela desafiou a moral da época e a censura do regime militar e, com formação na USP, destacou-se também como modelo, criando um legado com mais de dez peças, além de trabalhos em literatura, cinema e televisão.
Sobre Marcelo Drummond
Marcelo Drummond atua no Teatro Oficina Uzyna Uzona desde 1986 e participou como ator, diretor, produtor ou iluminador de quase todas as montagens do grupo. Após a morte de Zé Celso Martinez, em julho de 2023, Marcelo assumiu a liderança da companhia de teatro.
Ficha Técnica
Texto: Leilah Assumpção
Direção: Marcelo Drummond
Assistente de Direção: Vinicius Tardite
Elenco: Kate Hansen e Nicole Puzzi
Cenografia: Caio da Rocha
Figurinos e Adereços: Caio da Rocha
Visagismo: Clau Hidalgo
Desenho de Luz: Ricardo Morañez
Trilha Sonora Original: Moisés Moita Matos
Direção de Vídeo: Çiça Luchesi
Produção e Realização: Jaburá Produções
Serviço
Peça: “Mergulho no Mistério Dela”
Local: Teatro Sérgio Cardoso – Sala Paschoal Carlos Magno
Endereço: Rua Rui Barbosa, nº 153, Bela Vista, São Paulo, SP
Temporada: De 14 a 31 de outubro de 2024, de segunda a quinta-feira, às 18h30
Ingressos: Inteira R$60,00 | Meia-entrada R$30,00 | Disponível no Sympla
Classificação Etária: 12 anos
Duração: 90 minutos
Capacidade: 149 lugares
Sobre a Amigos da Arte:
A Associação Paulista dos Amigos da Arte, organização social de cultura, é responsável pela gestão do Teatro Sérgio Cardoso e do Teatro de Araras. Desde 2004, trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a iniciativa privada, promovendo atividades culturais em diversas áreas e impactando milhões de pessoas ao longo de seus 19 anos de atuação.
- Fringe abre inscrições para peças do Circuito Independente no Festival de Curitiba
- Gaby Spanic, estrela de A Usurpadora, faz show em São Paulo no Carioca Club
- Restaurante Dona Lucinha resguarda o sabor de Minas Gerais em casarão histórico de Belo Horizonte
- Centro de Arte Popular de Minas Gerais tem coleção de rara beleza no Circuito Liberdade em BH
- Museu de Artes e Ofícios SESI é cartão-postal repleto de memória no coração de Belo Horizonte
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.