Festival de Curitiba lança plataforma Fringe e celebra parceria com a Petrobras em evento no Rio de Janeiro

Festival de Curitiba lota o tradicional Teatro Guaíra: evento lança plataforma Fringe e celebra patrocínio da Petrobras © Annelize Tozetto Blog do Arcanjo 2023

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

A energia inconfundível do Festival de Curitiba, maior evento das artes cênicas da América Latina, vai bater forte em terras cariocas ao lado da Petrobras, sua nova patrocinadora, e comemorar a chegada da plataforma Fringe, que promete ser nova bússola para o teatro. É no Rio de Janeiro onde a equipe curitibana embarca para uma celebração que marca um novo capítulo na história dessa importante manifestação cultural brasileira, que realiza sua 33ª edição em 2025.

Um dos festivais mais antigos, queridos e tradicionais do Brasil, o Festival de Curitiba quer transformar na noite desta segunda, 14 de outubro, o ambiente do Teatro Rival Petrobras, na região da Cinelândia, no centro carioca, em um espaço de confraternização pela parceria firmada entre o Festival de Curitiba e a Petrobras, que passa a ser sua principal patrocinadora, e o lançamento do Fringe.

Leandro Knophfolz e Fabíula Passini, diretores do 32º Festival de Curitiba, celebram a diversidade do evento que atraiu 200 mil pessoas e a volta do patrocínio da Petrobras © Annelize Tozetto Blog do Arcanjo 2024

Sob a direção criativa de Fabíula Passini e Leandro Knopfholz, o Festival de Curitiba se establece como um dos maiores encontros de artes cênicas do mundo. Em sua última edição, o festival atraiu a impressionante audiência de 200 mil espectadores, que se espalharam por mais de 200 espetáculos e intervenções em teatros e espaços públicos da cidade.

A 33ª edição do Festival de Curitiba será de 24 de março a 6 de abril de 2025, renovando o efervescente caldeirão cultural que a capital do Paraná se torna sempre no período da Páscoa.

O jornalista Sandro Moser é o editor-chefe da plataforma Fringe © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2023

Fringe multiplataforma

O coquetel para convidados que reunirão grandes personalidades dos palcos e de seus bastidores não será apenas um brinde à parceria com a Petrobras, mas também o palco do lançamento da plataforma Fringe, uma iniciativa inovadora que reunirá em um só lugar notícias sobre cultura, resenhas, críticas e entrevistas, proporcionando um panorama abrangente do cenário artístico nacional.

A nova plataforma digital Fringe, por sua vez, está a caminho de se tornar uma bússola para o setor artístico, sob a liderança do jornalista Sandro Moser. Em fase de testes, essa nova plataforma visa amplificar as vozes da arte e cultura brasileira, oferecendo uma curadoria cuidadosa da equipe do festival e prometendo um ano repleto de conteúdo que celebrará a diversidade e a riqueza da produção artística do País. Com análises, entrevistas e registros audiovisuais, o Fringe busca garantir que a efervescência do Festival de Curitiba seja sentida 365 dias por ano.

A proposta da Fringe é eternizar a narrativa do festival, permitindo que a arte reverbere ao longo do ano, além dos holofotes do evento.

Iris Cavalcanti, Fabíula Passini, Lenise Pinheiro e Leandro Knopholz no lançamento do livro Festival de Teatro de Curitiba de Lenise Pinheiro © Annelize Tozetto Blog do Arcanjo 2024

Livro registra o Festival de Curitiba

Outra atração da noite será a tão esperada sessão de autógrafos do livro Festival de Teatro de Curitiba, assinado pela fotógrafa Lenise Pinheiro. A obra é um verdadeiro relicário visual que documenta a jornada do festival através de imagens históricas, incluindo fotos inéditas de ícones como Fernanda Montenegro, Renata Sorrah, Christiane Torloni, Beth Goulart, Vera Holtz, entre outros monumentos da cena teatral brasileira.

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *