Tiradentes em Cena abre inscrições para Mostra Cenas Curtas
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Estão abertas as inscrições para a 9ª edição do Cenas Curtas Tiradentes em Cena, que acontecerá em outubro e promete agitar as redes sociais do Tiradentes em Cena com criatividade. Esta nova edição do Cenas Curtas é parte das ações contínuas do Tiradentes em Cena, que tem como objetivo criar uma experiência cênica, aproximar e democratizar fronteiras geográficas e de linguagens, estimular hábitos culturais e discussões que contribua para o aperfeiçoamento dos profissionais das artes cênicas e do ser humano.
Desde que desenvolveu o formato virtual durante a pandemia, a Mostra ganhou um novo alcance, rompendo as barreiras geográficas e permitindo a participação de artistas de todo o Brasil.
“A Mostra incentivou os artistas selecionados a adaptarem suas apresentações ou criarem novas propostas voltadas para o formato online, como forma de viabilizar a realização do evento. Das 596 propostas inscritas no primeiro edital do Tiradentes em Cena 2020, 145 migraram para o modelo virtual. Alguns espetáculos nasceram durante a pandemia no formato digital e ganharam força posteriormente. Nós seguimos com o projeto ‘Cenas Curtas’ no ambiente virtual e em formato online. Para nós ganhamos um palco virtual. Essa lição da pandemia ficou para nós”, comenta Aline Garcia, diretora da Mostra Tiradentes em Cena.
Poéticas Tecnológicas
O festival convida os artistas a explorarem o tema “Poéticas Tecnológicas”, buscando o encontro entre teatro e o audiovisual. Segundo Vinícius Cristóvão, ator, diretor e coordenador da Mostra, o desafio é criar a partir do diálogo entre essas linguagens.
Serão selecionadas 6 cenas e/ou performances, inéditas ou não, com até 6 minutos de duração. Os artistas escolhidos se apresentarão ao vivo via Instagram, no perfil oficial da Mostra Tiradentes em Cena, no dia 30 de outubro. Essas cenas ficarão disponíveis por 24 horas para visualização e avaliação de uma comissão de jurados e do público. As três performances que mais se destacarem em qualidade, criatividade e inovação receberão prêmios em dinheiro cachê e terão destaque nas plataformas da Mostra.
O Cenas Curtas não só oferece uma vitrine para os artistas compartilharem suas criações, mas também incentiva a experimentação entre teatro, audiovisual e as redes sociais. A programação é curada com base em editais, diálogos com produtores e artistas de todo o Brasil e escuta ativa de agentes culturais.
Cronograma de outubro de 2024
dias 17 a 25: Período de Inscrições
dia 27: Divulgação das 6 Cenas Selecionadas
dia 30: quarta feira: Apresentação das 6 Cenas ao vivo no Instagram (fica 24h no feed para visualização e avaliação dos jurados e público)
dia 31: quinta feira: Resultado final das 3 Cenas Premiadas numa live
A inscrição deve ser feita até dia 25 de outubro pelo preenchimento deste formulário link: https://bit.ly/festivalcenascurtastiradentesmecena
Sobre a Mostra Tiradentes em Cena
A Mostra Tiradentes em Cena é um encontro das artes cênicas que acontece em Tiradentes (MG). Ao longo dos seus 11 anos, e com uma programação de qualidade, diversa e plural a Mostra colocou a cidade no mapa de circulação de espetáculos de grandes artistas, como Bibi Ferreira, Matheus Nachtergaele, Teuda Bara, Elisa Lucinda, Amir Haddah, Pedro Paulo Cava, Maurício Tizumba, Tonico Pereira, Nathalia Timberg, Monah Delacy, Zezé Motta, grupo como Aramtrux, Galpão, Ponto de Partida, Os Geraldos, Marica Cutia; além de muitos outros artistas e diretores que enriquecem a cultura do nosso País. Além das apresentações, o evento valoriza a formação de profissionais com residências artísticas, seminários, oficinas, vinda de programadores culturais de diversas partes do Brasil e encontros formativos.
Cemig: a energia da cultura
A Mostra de Artes Cênicas Tiradentes em Cena não seria possível sem o patrocínio da Cemig. Reconhecida como a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais, a Cemig continua investindo e apoiando as diversas manifestações artísticas que florescem em todas as regiões do estado. Desde a primeira edição da Mostra, a Companhia tem sido parceira fundamental, contribuindo diretamente para o seu crescimento e fortalecimento. Em 2025, a Mostra celebrará sua 12ª edição, um marco que reflete o compromisso da Cemig em fortalecimento e transferência do setor cultural mineiro, alinhado ao seu propósito de transformação. Ao apoiar a cultura em sua pluralidade, a Cemig não apenas preserva, mas também potencializa a memória e a identidade do povo mineiro. Os projetos incentivados pela empresa valorizam a tradição e o resgate histórico, sem abrir mão da inovação, promovendo um diálogo constante,
Mostra de Artes Cênicas Tiradentes em Cena
Lei Descentra Cultura – Lei Estadual de Incentivo à Cultura
Patrocínio: Cemig
Realização: Tiradentes em Cena, Nina Capel Gestão Cultural e Governo de Minas Gerais
Na Web: www.tiradentesemcena.com.br
No Instagram: @tiradentesemcena No Youtube: Tiradentes em Cena
No Facebook: tiradentesemcena
- ★★★★★ Crítica: Prima Facie é obra-prima visceral do teatro com Débora Falabella dirigida por Yara de Novaes
- ★★★★ Crítica: Outono do Grupo Gattu propõe envolvente diálogo entre cinema e teatro
- Legítima Defesa – Uma Revista de Teatro Negro celebra 10 anos com mostra As Crespas no Itaú Cultural
- ★★★★ Crítica: Elis, A Musical é para ser sentido com a ferida viva do coração
- Festival Maré Cearense traz potência da cultura do Ceará para São Paulo de 23/11 a 1/12
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.