★★★★ Crítica: Traição propõe viagem no tempo com triângulo amoroso em hotel icônico de São Paulo

Marcelo Schmidt, Glau Gurgel e Adriana Câmara estão em Traição, peça encenada no histórico hotel San Raphael no Largo do Arouche em São Paulo © Divulgação Blog do Arcanjo 2024

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

★★★★
TRAIÇÃO
Avaliação: Muito Bom
Crítica por Miguel Arcanjo Prado

Chovia torrencialmente em São Paulo na noite em que resolvi assistir ao espetáculo Traição, encenado no icônico Hotel San Raphael, no Largo do Arouche, centro de São Paulo. Assim que adentrei o edifício neo-clássico inaugurado há mais de meio século, ainda levemente encharcado, foi como atravessar um portal do tempo. Afinal, é um lugar que respira histórias e segredos. E é justamente a atmosfera ideal para a encenação que a sagaz Adriana Câmara faz com o Núcleo Teatro de Imersão e Cia Boa Vista de Teatro do texto de Harold Pinter. Este que ganha roupagem brasileira que se desenrola como um labirinto temporal. A obra transporta o público aos anos 1960 — com destaque para os belíssimos figurinos e cuidadosa cenografia e direção de arte de Ana Lys. À frente da direção e adaptação e também a protagonista feminina dessa história, Adriana Câmara cria uma experiência teatral que transcende o ato de simplesmente assistir, convidando o público a viver as nuances de um triângulo amoroso burguês marcado pela desilusão e pela autoenganação. A escolha do hotel como cenário — a peça utiliza cinco quartos em diferentes andares, fazendo o público perambular pelas escadas entre uma e outra cena — não é meramente estética; ela amplifica a trama. Entre paredes, o público testemunha aquela paixão furtiva que se desenrola por anos no mesmo prédio onde habita o ser traído. Caminhando por entre quartos e andares, o público vira um silencioso alcoviteiro deste amor proibido. O sintonizado triângulo formado por Glau Gurgel (o metódico Jeremias), Marcelo Schmidt (o exacerbado Roberto) e Adriana Câmara (a desiludida Érica) reflete as complexidades humanas que se entrelaçam nos atos de infidelidade. Traição é uma experiência sensorial e intimista rara, do tipo de teatro surpreendente e nada usual que uma metrópole como São Paulo pode oferecer, propondo ao público uma viagem no tempo que só evidencia que ainda somos os mesmos. E a tempestade lá fora só confirmava tudo isso.

★★★★
TRAIÇÃO
Avaliação: Muito Bom
Crítica por Miguel Arcanjo Prado

Até 27/10/2024, no Hotel San Raphael, no Largo do Arouche. Acesse o site para ver horários e dias disponíveis.

Compre seu ingresso antecipadamente, já que são poucos lugares por sessão!

TRAIÇÃO

FICHA TÉCNICA:

Personagem/Elenco:

Érica: Adriana Câmara;

Jeremias: Glau Gurgel;

Roberto: Marcelo Schmidt;

Texto original: Harold Pinter.

Adaptação do texto: Adriana Câmara.

Direção e produção: Adriana Câmara.

Cenário, figurino, visagismo e direção de backstage: Ana Lys.

Programação visual e fotos de divulgação: Hernani Rocha.

Direção musical: Glau Gurgel.

Assistência de público: Amanda Policarpo.

Assistência de direção: Amanda Policarpo.

Direção de contrarregragem e cenotecnia: Hernani Rocha.

Contrarregras: Amanda Policarpo, Letícia Alves e Gizelle Menon.

Realização: Núcleo Teatro de Imersão e Cia Boa Vista de Teatro.

Produção: Menina dos Olhos do Brasil.

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *