Douglas Tavolaro revela bastidores da televisão no Brasil no livro Breaking News
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Douglas Tavolaro é um nome de peso quando se fala de televisão no Brasil no século 21. E parte do conhecimento do jornalista pode ser aferida no livro Breaking News – Os Bastidores da Fundação de Duas Marcas Históricas do Jornalismo Mundial no Brasil: CNN e CNBC (Editora Gente). Ex-vice-presidente de jornalismo da TV Record e fundador da CNN Brasil e agora da CNBC no Brasil, ele revela histórias inéditas e os bastidores de momentos emocionantes que marcaram a história recente da televisão.
Com uma linguagem acessível e cheia de momentos pessoais, Tavolaro compartilha seus encontros e desafios com figuras como Gugu Liberato, Silvio Santos, Marcelo Rezende, Jô Soares e Edir Macedo, e como superou as maiores crises de sua carreira.
Gugu Liberato
Ao longo do livro, Tavolaro conta histórias emocionantes ao lado de grandes nomes da TV, como Gugu Liberato. Ele revela como o apresentador, um dos maiores ícones da televisão brasileira, sempre mantinha uma postura positiva e criativa, mesmo nos momentos de maior dificuldade. “Gugu tinha uma energia que contagiava todos à sua volta. Trabalhar com ele foi uma lição diária de perseverança e inovação,” diz Tavolaro no livro.
Jô Soares
Outro momento marcante foi sua convivência com Jô Soares, que, além de ser uma referência no humor, trouxe lições importantes sobre como lidar com a pressão de fazer televisão de qualidade. “Jô era uma inspiração em todos os sentidos. Ele me ensinou que, em tempos difíceis, o humor pode ser uma ferramenta poderosa para transformar a forma como as pessoas veem o mundo,” relembra o autor.
Superação e empreendedorismo
Tavolaro compartilha não só histórias do mundo da TV, mas também importantes lições de vida e superação. Ele revela os desafios de transformar a Record em uma potência no jornalismo popular e como, com muito esforço e dedicação, fundou a CNN Brasil, uma das maiores emissoras de notícias do país. Em meio às crises, Tavolaro aprendeu a importância de inovar e não desistir.
Para quem busca inspiração para enfrentar os próprios desafios, o livro traz um relato sobre a importância de seguir em frente, mesmo quando tudo parece impossível. “Empreender não é fácil, mas o segredo está na persistência e na capacidade de se reinventar,” escreve Tavolaro.
Bastidores da história
O livro também revela os bastidores de grandes momentos da história recente do Brasil, como a cobertura da pandemia de COVID-19. Tavolaro narra as decisões difíceis que precisou tomar para manter a qualidade da informação em meio à crise e às pressões políticas. Ele relembra o dia em que a CNN Brasil lançou a campanha #CNN pela Vacina, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da vacinação.
O livro ainda traz detalhes emocionantes de entrevistas exclusivas que marcaram a história da televisão brasileira, como a conversa com o secretário-geral da ONU, António Guterres, sobre a pandemia, e a entrevista de Luiz Inácio Lula da Silva, após recuperar seus direitos políticos.
Por que ler Breaking News?
Se você gosta de histórias dos bastidores da TV, de descobrir como grandes momentos da nossa história foram cobertos pela imprensa, ou se está em busca de inspiração para criar seu próprio negócio, Breaking News é o livro ideal. Além de compartilhar histórias inéditas, Tavolaro oferece ao leitor um olhar profundo sobre a importância da resiliência e da ética, seja no jornalismo, no trabalho ou na vida.
Destaques dos capítulos
“Os negócios dos meus avôs e meus pais, embora pequenos, me ensinaram o valor e a coragem de empreender com responsabilidade e o significado de se dedicar a um trabalho que despertasse paixão” – Capítulo 9 (Os primeiros passos construindo o jornalismo na Record)
“Nasceram então do computador da minha casa, em noites de insônia e fins de semana sem descanso, as primeiras apresentações em powerpoint que se tornaram a origem a CNN Brasil” (Capítulo 2: No Powerpoint: a CNN Brasil no papel)
“O planejamento estratégico da CNN Brasil naquela fase girava em torno de dois desafios primordiais: o acerto do modelo de operação e a precisão do plano de marketing” (Capítulo 4: Tijolo por Tijolo: um ideal em construção)
“Seremos diferentes com um jornalismo isento, dinâmico e vibrantes”: (Capítulo 4: Tijolo por Tijolo: um ideal em construção)
“Apensar de inesperada, a decisão de sair da CNN foi muito ponderada por mim. Pensei muito antes de decidir seguir este caminho… Eu não sabia, mas algo novo e maior estava para sugir: a parceria com a CNBC” – (Capítulo 7: Um ano de realizações: reconhecimentos e um novo rumo”.
“Com Edir Macedo, aprendi que a coragem para tomar decisões difíceis é o que diferencia um grande líder. Ele sempre confiou em mim para fazer o que era necessário, e essa confiança foi fundamental para o sucesso da Record.” (Capítulo 9: Os primeiros passos: construindo o jornalismo da Record”.
“O Brasil não tinha uma emissora de jornalismo de negócios com este formato inovador, ousado e totalmente adaptado à nova economia e ao tipo de hábito de consumo do público que deseja empreender, crescer na carreira ou simplesmente manter bem-informado sobre o mundo do business” (Capítulo 8 – Hora de Começar: um sinal de Nova York – a CNBC)
“Não seremos nem de esquerda nem de direita. Faremos jornalismo.” (Capítulo 6: Direita ou Esquerda: A Linha Editorial de um Brasil Dividido)
Douglas Tavolaro
Douglas Tavolaro é empresário de mídia e jornalista com 26 anos de experiência. Paulista e neto de italianos refugiados da Segunda Guerra, Tavolaro foi vice-presidente de jornalismo da Rede Record durante 17 anos. Em 2020, ele idealizou e fundou a CNN Brasil e, sob sua gestão, implantou mais de 5 mil horas de jornalismo exclusivo ao vivo na TV. Sob sua liderança, a emissora recebeu os principais prêmios de mídia, publicidade e jornalismo logo no primeiro ano de operação. Tavolaro é o chairman e fundador do Times Brasil | CNBC, que licenciou o maior canal de jornalismo de negócios do mundo para o território brasileiro. Ele define este projeto como o mais inovador de sua carreira.
Editora Gente
Fundada em maio de 1984, a Editora Gente ocupa um espaço destacado no mercado editorial brasileiro, com grande reconhecimento no segmento como uma empresa profissional, inovadora, dinâmica, e, sobretudo, humana. Uma das linhas editoriais das publicações da Gente é o tema de gestão, que trata de questões de carreira, negócios, administração, gestão de recursos humanos e treinamento. O ser humano é a nossa fonte de inspiração. A parceria com nossos autores ajuda a compartilhar conhecimentos e estimular o desenvolvimento de pessoas. Gente é a editora número um da lista dos livros mais vendidos do Brasil, segundo ranking da Publishnews, referência do mercado editorial, nos últimos três anos e lidera a lista em 2024.
- ★★★★★ Crítica: Prima Facie é obra-prima visceral do teatro com Débora Falabella dirigida por Yara de Novaes
- ★★★★ Crítica: Outono do Grupo Gattu propõe envolvente diálogo entre cinema e teatro
- Legítima Defesa – Uma Revista de Teatro Negro celebra 10 anos com mostra As Crespas no Itaú Cultural
- ★★★★ Crítica: Elis, A Musical é para ser sentido com a ferida viva do coração
- Festival Maré Cearense traz potência da cultura do Ceará para São Paulo de 23/11 a 1/12
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.