Por Elas – Musical chega a SP no Teatro Nair Bello após furor no Rio e em Minas Gerais
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Após causar furor em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, o musical Por Elas chega a São Paulo, onde fica em cartaz de 1 a 24 de novembro, no Teatro Nair Bello, localizado no Shopping Frei Caneca. Produzido pela Andarilho Filmes, da atriz e cantora Eline Porto, que também assina o texto e integra o elenco, o espetáculo celebra a história e a memória de mulheres reais, unindo gerações através da música.
Atriz com trabalhos relevantes no teatro, cinema e TV, Eline Porto pela primeira vez concilia as funções de escritora, produtora e atriz. Ela conta que a obra foi inspirada em conversas com as mulheres de sua família durante a pandemia.
Sou movida por histórias e revisitar as raízes das mulheres da minha família me motivou a escrever ‘Por Elas’, uma peça que celebra mulheres reais e suas trajetórias”.
Eline Porto
atriz e produtora
Quantas mulheres estão dentro de cada mulher? Quantas vozes compõem cada história? Mulheres diversas, mulheres reais, com vozes que impactaram gerações e que refletem sobre o mundo à sua volta. Em Por Elas, o público é convidado a conhecer algumas dessas histórias e toda a coragem e potência por trás delas. O musical celebra a força da mulher e o legado deixado por quem as antecedeu.
Elenco repleto de estrelas
O elenco traz novidades para a temporada paulistana, como Laura Lobo, atriz e cantora conhecida por seus papéis em musicais como “A Família Addams” e “Les Misérables”. Laura retorna ao Brasil diretamente de Israel para integrar o projeto. Nayara Venâncio, que esteve em produções como “Wicked” e “O Rei Leão”, também faz parte do time, junto com Larissa Carneiro, recém indicada ao Prêmio Bibi Ferreira por seu trabalho em “Um Grande Encontro”. A atriz e cantora Marya Bravo, de musicais como “A Noviça Rebelde” e “Clube da Esquina – Os Sonhos Não Envelhecem”, segue no elenco ao lado de Eline, conhecida por estrelar premiadas produções como “Os Últimos 5 Anos” e “Bonnie & Clyde”; a dupla completa o quinteto feminino, cheio de personalidade, e que leva diversidade e força ao palco.
O espetáculo explora a potência de cantoras que cresceram ouvindo desde Marisa Monte até Whitney Houston, com um repertório que passeia pelos grandes sucessos dessas artistas. A dramaturgia se desenvolve através de jogos teatrais, criando um paralelo entre a força das mulheres brasileiras e a grandeza musical de cantoras homenageadas, a exemplo de Gal Costa, Rita Lee e Elza Soares.
Em Por Elas – Musical, o público pode esperar um espetáculo que diverte, emociona e celebra a história e a memória de tantas mulheres”.
Eline Porto
Com uma estética visual que celebra essa união feminina, simbolizada pela cor amarelo, “Por Elas” também reforça o elo entre as personagens e suas histórias. Dirigido pela experiente Stella Maria Rodrigues, o espetáculo conta com uma equipe criativa majoritariamente feminina. “Queria uma equipe que refletisse a força e a sensibilidade feminina”, explica Eline. A direção musical e os arranjos são assinados por Claudia Elizeu e Erica de Paula, com a direção de movimento de Juliana Gama. A iluminação é de Adriana Ortiz, o som de João Paulo Pereira, os figurinos de Kátia Gimenez e o visagismo de Marcos Padilha.
Por Elas – Musical
Local: Teatro Nair Bello – 3° piso Shopping Frei Caneca
Rua Frei Caneca, 569 – São Paulo
Temporada: 1 a 24 de novembro de 2024
Sessões: Sexta às 20h, sábado e domingo às 16h
Duração: 80 minutos
Ingressos disponíveis na bilheteria do teatro e pelo site da Sympla (com taxa de conveniência)
- ★★★★★ Crítica: Prima Facie é obra-prima visceral do teatro com Débora Falabella dirigida por Yara de Novaes
- ★★★★ Crítica: Outono do Grupo Gattu propõe envolvente diálogo entre cinema e teatro
- Legítima Defesa – Uma Revista de Teatro Negro celebra 10 anos com mostra As Crespas no Itaú Cultural
- ★★★★ Crítica: Elis, A Musical é para ser sentido com a ferida viva do coração
- Festival Maré Cearense traz potência da cultura do Ceará para São Paulo de 23/11 a 1/12
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.