Perfeita! chega ao Sesc Pinheiros com texto futurista distópico de Samir Yazbek dirigido por Ulysses Cruz

Gustavo Machado, Sergio Guizé e Sol Menezzes estão em Perfeita! © Divulgação Blog do Arcanjo 2024

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

No imponente Teatro Paulo Autran, com seus 1.010 lugares no Sesc Pinheiros, em São Paulo a cortina se ergue nesta quinta, 24 de outubro, para dar vida à peça futurista e distópica Perfeita!. Trata-se de uma rigorosa reflexão sobre a fragilidade da essência humana em tempos de desumanização crescente.

Escrito pelo premiado dramaturgo Samir Yazbek e dirigido pelo também premiado Ulysses Cruz, o espetáculo se propõe a desconstruir percepções de identidade e poder, provocando não somente a plateia, mas nossas próprias convicções neste futuro que, embora imaginado, ressoa perturbadoramente próximo.

Enredo distópico

Em um futuro distante, mas não tão longe assim, o Comandante, encarnado por Sérgio Guizé, emerge como um dos principais protagonistas – um homem que se vê na linha de frente de um regime totalitário. O Estado da província de Lusitânia, sob seu comando na defesa cibernética, se arma contra os chamados “agregatus”: estrangeiros que, após anos de opressão, decidiram reivindicar seus direitos. Entre eles está sua esposa, interpretada por Sol Menezzes, uma mulher que transcende sua condição de ex-excluída e se transforma em uma voz de resistência. A ironia da situação não escapa a ninguém: o homem que pretende expurgar o “outro” está, na verdade, lutando contra a própria essência de seu lar. A trama se complica quando o Comandante decide criar uma cópia fiel de si mesmo, sob os cuidados do Cientista, papel de Gustavo Machado. Esta duplicata, feita para o tornar um ser mais potente e invulnerável, irá levá-lo a um abismo de inseguranças e crises de identidade, revelando que a busca pela perfeição pode ser, por si só, um ato de autodestruição.

Eu me concentrei na fábula para destacar três assuntos: a perspectiva de um futuro distópico, a questão do narcisismo e os avanços tecnológicos que nem sempre são usados para o bem”.

Samir Yazbek
dramaturgo

Perfeita!
Num futuro distópico, um comandante do estado, que pretende expulsar os estrangeiros de seu país, entre os quais se encontra sua esposa, tem seus planos ameaçados quando se vê diante de sua cópia.

Os ingressos para Perfeita! estão disponíveis no site do Sesc Pinheiros, onde a peça fica em cartaz no Teatro Paulo Autran até 24 de novembro, com sessões de quinta a sábado, às 21h, e aos domingos e feriados, às 18h.

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *