Vestido de Noiva chega ao Sesc Consolação sob direção de Helena Ignez em clássico de Nelson Rodrigues
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Helena Ignez é, desde sempre, uma artista ousada e de vanguarda. Assim, há muita expectativa para sua direção de Vestido de Noiva, peça clássica de Nelson Rodrigues. A estreia é na noite de 25 de outubro, no Teatro Anchieta do Sesc Consolação.
O elenco, composto por grandes nomes como Lucélia Santos, Djin Sganzerla e Simone Spoladore, promete performances que ecoam as complexidades da narrativa rodrigueana.
Nesta nova interpretação, Lucélia traz à vida Madame Clessy, uma mulher marcada pela tragédia do feminicídio. Inspirada por uma sugestão da própria Lucélia durante as filmagens de “Mulher Oceano” (2020), filme de Djin Sganzerla, a montagem ganha força ao entrelaçar duas eras, colocando em evidência a condição feminina tanto nos anos 20 quanto na atualidade.
A trama se desenrola em uma estrutura intricada, onde o público é conduzido por dimensões distintas da experiência humana: a alucinação, a memória e a realidade. À medida que a protagonista Alaíde, interpretada por Djin Sganzerla, enfrenta suas lembranças dolorosas de um amor infeliz e a rivalidade com a irmã Lúcia, papel de Simone Spoladore, flashes do cotidiano moderno – o trânsito frenético, uma sala de cirurgia, uma redação de jornal – se entrelaçam com a história de Clessy. Esta mulher, jogada entre as convenções sociais e seus desejos, procura entender sua existência e a tragédia que a envolve.
A encenação meticulosamente elaborada envolve uma estética visual contemporânea, mesclando direção de imagem a uma trilha sonora que remete a questões sociais urgentes. André Guerreiro Lopes e Aline Meyer, entre outros talentosos colaboradores, fazem parte desse time criativo que traz à tona a essência de Vestido de Noiva em um contexto atual.
Neste abismo de emoções e realidades, a obra de Nelson Rodrigues, sob a direção de Helena Ignez, promete não apenas emocionar, mas também provocar – um convite à reconstrução de narrativas e à revisão de valores que ainda insistimos em carregar.
Vestido de Noiva é mais do que uma revisão de um clássico; é uma reinvenção que foca na resiliência e na luta das mulheres frente a um sistema patriarcal. A peça faz sessões às sextas e sábados, às 20h, e domingos, às 18h, até 8 de dezembro de 2024, convidando a plateia a uma reflexão profunda e necessária. Ingressos no site do Sesc!
Vestido de Noiva
Ficha Técnica
Texto: Nelson Rodrigues
Direção: Helena Ignez
Assistência de direção e direção de cena: Rafael Bicudo
Elenco:
Madame Clessi – Lucélia Santos
Alaíde – Djin Sganzerla
Lúcia – Simone Spoladore
Pedro – Jiddu Pinheiro
Dona Lígia (mãe) – Clarisse Abujamra
Gastão (pai) – Luciano Chirolli (participação especial)
Dona Laura (sogra) – Tuna Dwek
Mãe do namorado – Michele Matalon
Mulheres do bordel – Luciana Frões, Luiza Barros e Tuna Dwek
Inatuais – Luciano Chirolli, Tuna Dwek, Michele Matalon, Luciana Frões e Luiza Barros
Vozes off – Ernandes Araújo e Luciano Chirolli
Direção de imagem (vídeo): André Guerreiro Lopes
Direção de arte, cenografia e figurinos: Simone Mina e Carolina Bertier
Visagismo: Roger Ferrari
Iluminação: Aline Santini
Trilha sonora e sonoplastia: Aline Meyer
Arranjos e canto: Cida Moreira
Pandeiro: Toni Nogueira
Vídeo mapping: André Grynwask e Pri Argoud – Um Cafofo
Assistência de direção de imagem (vídeo): Rafael Talib
Assistência de cenografia: Vinicius Cardoso
Assistência de figurinos: Rick Nagash e Hellige Santana
Programação e operação de luz: Sibila
Montagem de luz: André Mutton
Programação e operação de som: Kléber Marques
Operação de vídeo: Rodrigo Chueri
Contrarregras: Julia Cristina Cordeiro e Are Maria Tarântula
Cenotecnia: Sasso Campanaro, Luciano Sampaio e Patrick Sanchez
Fotos de divulgação: Ale Catan
Assessoria de imprensa: Ney Motta
Gestão de mídias sociais: Sinny Comunicação
Assistência de produção: Alana Campos
Produção executiva: Luiza Barros
Direção de produção: Marcela Horta
- ★★★★★ Crítica: Prima Facie é obra-prima visceral do teatro com Débora Falabella dirigida por Yara de Novaes
- ★★★★ Crítica: Outono do Grupo Gattu propõe envolvente diálogo entre cinema e teatro
- Legítima Defesa – Uma Revista de Teatro Negro celebra 10 anos com mostra As Crespas no Itaú Cultural
- ★★★★ Crítica: Elis, A Musical é para ser sentido com a ferida viva do coração
- Festival Maré Cearense traz potência da cultura do Ceará para São Paulo de 23/11 a 1/12
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.