Festival de Curitiba abre inscrições de peças para o Fringe; evento será de 24/3 a 6/4 de 2025

Fringe no Festival de Curitiba – Foto: Daniel Sorrentino © Blog do Arcanjo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

O Festival de Curitiba, maior evento cênico da América Latina, já aquece seus tambores para 2025. O Fringe, mostra democrática e conhecida por ser uma vitrine do teatro, abriu os cadastros das companhias e dos grupos interessados em fazer parte da programação do 33º Festival de Curitiba, entre 24 de março e 6 de abril, ocupando diferentes espaços de Curitiba e da Região Metropolitana da capital do Paraná.

Criado em 1998, o Fringe reúne apresentações de diversas linguagens, como teatro, circo, dança, música, artes visuais, literatura e atividades formativas. Desde 2023, o Fringe passou a ser dividido em Espetáculos de RuaMostras Circuito Independente. Para a coordenadora do Fringe, Rana Moscheta, manter a pluralidade de linguagens e, principalmente, de regiões, é um dos objetivos da mostra do Festival de Curitiba.

Queremos alcançar diferentes grupos e produtoras para mantermos a diversidade de participações, atraindo propostas de todas as regiões do Brasil, seguindo o posicionamento de fazermos um ‘Festival para Todos’, mantendo o objetivo central de ser um impulsionador de encontros, de trocas, de vivências e experiências. A Rodada de Conexões, que já é um grande sucesso nas últimas duas edições, manterá a sua troca de contatos e intercâmbios entre companhias, curadores e programadores nacionais, pitchs e visitas técnicas a grupos curitibanos”.

Rana Moscheta
coordenadora do Fringe
32º Festival de Curitiba levou 200 mil pessoas ao teatro de 25 de março a 7 de abril de 2024: na foto, peça Carlos Filipe em Apuros é destaque no Fringe em apresentação no Largo da Ordem © Humberto Araujo Blog do Arcanjo 2024

Mostras e Espetáculos de Rua podem se inscrever até 4/12

As inscrições, que iniciaram em 4 de novembro, devem ser feitas por etapas, com datas específicas para cada formato de apresentação, até o dia 4 de dezembro. Podem realizar o cadastro, companhias, grupos e produtoras ou instituições artísticas independentes e de estudantes que queiram se apresentar dentro dos formatos “Mostras” e “Espetáculo de Rua”.

Em “Mostras” é necessário cinco atividades, com no mínimo três espetáculos, identificadas por um conceito ou tema que destaque trabalhos de linguagens ou linhas de pesquisas semelhantes. Já em “Espetáculos de Rua”, as apresentações ocorrerão em logradouros públicos de Curitiba e Região Metropolitana, programados e produzidos pelo Fringe. A programação é concebida em blocos de quatro dias de apresentações. Vale lembrar que 80% dos integrantes dos grupos cadastrados devem possuir registro profissional junto à Delegacia Regional do Trabalho (DRT) ou sindicato da região, sendo avaliado também propostas de grupos pertencentes às instituições de ensino das artes cênicas, com comprovantes de matrículas.

Para os interessados em participar do Fringe dentro do “Circuito Independente”, com suas programações próprias em espaços culturais de Curitiba e região, os cadastros ocorrerão de 10 de dezembro até 10 de janeiro de 2025. Os formulários para os cadastros já estão disponíveis dentro da plataforma Fringe, conforme cada período específico. 

Para fazer o cadastro de propostas para Mostras clique aqui. Já para cadastrar projetos dentro dos Espetáculos de Ruaclique aqui. É importante que os interessados leiam com atenção todos os itens do Regulamento, que contém todas as informações imprescindíveis para a participação na mostra.

Para saber mais, acesse as redes sociais oficiais, pelos perfis no Instagram @mostrafringe e Facebook.com/Fringecuritiba, ou ainda, pelos sites www.festivaldecuritiba.com.br e www.fringe.com.br

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *