Festival Mix Brasil tem Gongada Drag, games, música, livros, festas e 93 filmes sobre a diversidade
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Vai começar o mais fervido evento de São Paulo! A 32ª edição do Festival MixBrasil de Cultura da Diversidade, maior evento cultural LGBT+ da América Latina, abre na próxima quarta (13/11) e vai até dia 24/11 (presencial e online). Com o tema “É na Luz que a gente se encontra“, a programação traz 93 filmes de 32 países e de 12 estados, experiências XR vindas da França, Finlândia, Polônia, Chile, EUA, Portugal e Brasil, exposição, música, literatura, games, festas, performances, workshops, Crescendo com a Diversidade, destinado para o público infantil, e o tradicional Show do Gongo, que este ano traz a edição especial Gongada Drag.
O evento irá homenagear com o prêmio Ícone Mix o canadense Bruce LaBruce, um dos mais instigantes cineastas contemporâneos da cena independente, que ganhará também a exposição em sua homenagem, “Bruce LaBruce: sem censura”, no MIS e apresentará seu novo filme “O Intruso”.
Entre os destaques de cinema estão os internacionais: Maré Alta, produção norte-americana estrelada pelo brasileiro Marco Pigossi que faz sua première em SP, Tudo Vai Ficar Bem, vencedor do Prêmio Teddy de Melhor Ficção em Berlim, a, seleção oficial de Toronto, Sebastian, seleção oficial de Sundance, e os nacionais O Melhor Amigo de Allan Deberton, que faz sua première nacional dentro do MixBrasil, Baby de Marcelo Caetano, Salão de Baile – This is Ballroom, “Avenida Beira-Mar”, vencedor do Festival do Rio, que irá abrir o Mix no dia 13/11.
A programação também traz Emi Ofe, nova obra da artista multimídia brasileira Igi Lola Ayedun, toda gerada por inteligência artificial, a comemoração dos 30 anos de Mercado Mundo Mix, shows com Totô de Babalong, banda Cão, e Edy Star que dividirá o palco com a incomparável Maria Alcina, e também fará a pré-estreia do seu filme “Antes que me Esqueçam, Meu Nome é Edy Star”, e muito mais.
O Festival MixBrasil acontece no Cinesesc, Centro Cultural São Paulo, Spcine Olido, MIS – Museu da Imagem e do Som, Teatro Sérgio Cardoso, IMS–Instituto Moreira Salles, Biblioteca Mário de Andrade, Ocupação Artemisia/naUapi, Galeria Vermelho e Galeria Piege. O evento também estará online nas plataformas do Itaú Cultural Play, Spcine Play e Sesc Digital.
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.