Prêmio São Paulo de Literatura consagra Luciany Aparecida e Eliane Marques com R$ 200 mil cada
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
O Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, revelou nesta segunda-feira (11) os laureados com o Prêmio São Paulo de Literatura 2024. As escritoras Luciany Aparecida e Eliane Marques foram contempladas, cada uma recebendo R$ 200 mil nesta 17ª edição, que se destaca como a maior premiação individual em dinheiro do Brasil para obras literárias do gênero. A cerimônia de entrega aconteceu na Biblioteca Parque Villa-Lobos, na capital paulista.
Na categoria de Melhor Romance do Ano de 2023, Luciany Aparecida foi reconhecida pela obra “Mata Doce” (Editora Alfaguara – Grupo Companhia das Letras). Neste seu primeiro romance assinado, Luciany apresenta, com uma prosa poética, os trágicos eventos que envolvem um pequeno vilarejo rural na Bahia.
Por sua vez, na categoria Melhor Romance de Estreia de 2023, Eliane Marques foi premiada por “Louças de família” (Editora Autêntica Contemporânea – Grupo Autêntica). Ambientada na fronteira entre Brasil e Uruguai, a narrativa traça a vida (e a morte) de tia Eluma, conduzindo a narradora a explorar sua primeira ancestral conhecida na linha materna e a reverberar todo um legado familiar até os dias atuais.
“Reconhecer o trabalho dessas autoras, que trazem suas histórias com tanta força e sensibilidade, é uma grande honra para o Prêmio São Paulo de Literatura e para o Governo do Estado. Cada obra premiada amplia o alcance e a relevância da literatura brasileira, apresentando novas perspectivas e vozes que enriquecem a nossa cultura. Acreditamos firmemente que a literatura tem o poder de iluminar e transformar realidades, e ao celebrarmos esses escritores, reafirmamos nosso compromisso com a promoção da leitura e a valorização das produções literárias em nosso país”, destaca Marília Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo.
Neste ano, o prêmio contou com 343 obras inscritas, sendo 166 na categoria “Melhor Romance do Ano de 2023” e 177 concorrendo no “Melhor Romance de Estreia do Ano de 2023”. Todos os livros foram avaliados por um corpo de jurados, que incluiu Bianca Santana, Camilla Dias, Claudia Abeling, Franciéle Garcês, Gênese Andrade, Igor Vida, Lu Ain-Zaila, Mário César, Ricardo Ramos Filho e Ubiratan Brasil. Os finalistas passaram pela análise de um comitê de curadores formado por André Cáceres, Cida Saldanha, Heitor Botan, Ionara Lourenço e Mariana Salomão Carrara. Além do prêmio em dinheiro, as vencedoras desta edição receberão um convite para participar da 39ª Feira Internacional do Livro de Guadalajara, no México, prevista para 2025, e poderão, ainda, representar o Prêmio São Paulo de Literatura em outros eventos literários nacionais.
- ★★★★★ Crítica: Prima Facie é obra-prima visceral do teatro com Débora Falabella dirigida por Yara de Novaes
- ★★★★ Crítica: Outono do Grupo Gattu propõe envolvente diálogo entre cinema e teatro
- Legítima Defesa – Uma Revista de Teatro Negro celebra 10 anos com mostra As Crespas no Itaú Cultural
- ★★★★ Crítica: Elis, A Musical é para ser sentido com a ferida viva do coração
- Festival Maré Cearense traz potência da cultura do Ceará para São Paulo de 23/11 a 1/12
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.