Festival Maré Cearense abre com fortes aplausos para A Força da Água; atrações grátis vão até 1º/12 em SP

Peça A Força da Água, do Pavilhão da Magnólia, ganha fortes aplausos no Festival Maré Cearense no Sesc Ipiranga em SP © Edson Lopes Jr. Blog do Arcanjo 2024

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Tem kariri com mel em SP! Começou no último sábado, 23 de novembro, a primeira edição do Festival Maré Cearense, realizado pelo Instituto Dragão do Mar em São Paulo até 1º de dezembro com várias atrações culturais com entrada gratuita — nesta quarta, 27, o foco é a música no City Lights a partir das 18h30. O evento começou com teatro, como mostra o Blog do Arcanjo a seguir.

A Força da Água: um teatro-documentário cearense necessário

O espetáculo A Força da Água, com o grupo Pavilhão da Magnólia, fundado em 2005 em Fortaleza, onde tem sua Casa Absurda, com texto e direção de Henrique Fontes, abriu a programação do Festival Maré Cearense sob fortes aplausos. A sessão foi acompanhada pelo Blog do Arcanjo no Sesc Ipiranga, na noite de sábado, 23 de novembro.

Em cena, o quinteto envolvente formado pelos aguerridos atores Denise Costa, Eliel Carvalho, Jota Junior Santos, Nelson Albuquerque e Silvianne Lima contou a história das secas no Ceará e a luta incessante por água desde os séculos passados em um dos estados mais maltratados por este mal.

A montagem descortina como a seca sempre fez parte do dia a dia da população, sempre clamando por chuva, e se tornou também um trunfo político para domínio da sociedade, com políticos inescrupulosos fazendo um terrível sistema de manipulação da opinião pública.

O texto traz inúmeros dados históricos ao conhecimento público e desperta no espectador o interesse em pesquisar mais sobre o tema, tão pouco falado, sobretudo no Sudeste do Brasil, que teima em ignorar o Nordeste. Em virtude disso, a apresentação em São Paulo, metrópole que comanda financeiramente o Brasil, ganha ainda maior peso, assim como o Festival Maré Cearense, iniciativa que merece nossos aplausos.

Revelar este nefasto sistema da ‘indústria da seca’ é o grande trunfo de A Força da Água, que mistura o teatro documental com pitadas de contação de história, teatro épico e pós-dramatico, com uso de música ao vivo e de cenas ao microfone, criando um jogo cênico que leva o público à reflexão.

Afinal de contas, será nós realmente possuímos o direito a este bem tão crucial à vida que é a água?

Agradecimento: Recheio Agência de Conteúdo.

FICHA TÉCNICA:

Elenco: Denise Costa, Eliel Carvalho, Jota Junior Santos, Nelson Albuquerque e Silvianne Lima Dramaturgia e Direção: Henrique Fontes Pesquisadora-colaboradora: Cydney Sergman Direção de Movimento: Ana Claudia Viana Oficina Rasaboxes: Julia Sarmento Desenho de luz: Wallace Rios Operação de luz: Jão Rios Cenografia: Rodrigo Frota Adereços: Beeethoven Cavalcante Figurino: Ruth Aragão Assistência de Figurino: Wendy Mesquita Sonoplastia: Ayrton Pessoa Bob e Eliel Carvalho Preparação Vocal: Thiago Nunes Ilustrações: Raisa Christina Designer Gráfico: Carol Veras Fotos: Sergio Lima Fotos projetadas e Edição de vídeo (DeepFake): Allan Diniz Produção executiva: Som e Fúria Produções Coordenação de Produção: Jota Jr. Santos e Silvianne Lima Acessibilidade em Libras: IncluAção Agradecimentos: Alenio Alencar, Alexandre Costa, Belchior Torres, Bruno Souza dos Santos, Daniel Torres, Fabio Matias – Nego, Francis Wilker, Gabriel Dantas, Glairton de Paula, Glauber Matos, Kênia Rios, Kleber Pinheiro, Levi Mota, Marcelina, Marcio Abreu, Martinha, Miguel Vellinho, Renato de Humaitá, Ricardo Bruno, Rosa Primo, Ruth Martins, Thereza Rocha, Viviane Lima, Cia Prisma, Coletivo Patu, Escola Porto Iracema das Artes, Fundação Santa Terezinha, Pequeña Cia de Teatro, Xama Teatro, Secretaria de Educação e Cultura de Senador Pompeu e Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.

Artistas de A Força da Água, peça do Pavilhão da Magnólia que abriu o Festival Maré Cearense, posam para o Blog do Arcanjo

Blog do Arcanjo mostra quem aplaudiu A Força da Água no Festival Maré Cearense no Sesc Ipiranga em São Paulo

Muitas atrações gratuitas

O Festival Maré Cearense reúne apresentações de música, teatro e dança no Sesc Ipiranga Sesc Santo Amaro e City Lights, onde haverá uma robusta programação nesta quarta, 27.

O nome traz o conceito de “maré” em inspiração à jornada dos jangadeiros liderados por Manuel Jacaré em 1941, como uma “força cultural que carrega e traz renovação, troca e vida”. O evento é gratuito e terá sessões acessíveis em Libras.

Idealizado pelo Instituto Dragão do Mar, o evento tem apoio institucional do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE), além de apoio do Sesc SP e patrocínio master do Nubank, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet.

O Blog do Arcanjo mostra a programação completa!

FESTIVAL MARÉ CEARENSE

Serviço

Data: 23, 24, 27, 28, 29, 30 de novembro e 01 de dezembro de 2024
Local:  SESC Santo Amaro, SESC Ipiranga e City Lights
Ingressos: gratuitos – retirada de ingressos uma hora antes de cada apresentação
Para mais informações, siga: @institutodragaodomar

Programação – Festival Maré Cearense 2024

DIA 23/11 (sábado)

18h30 – Medalha de Ouro com Andreia Pires, Larissa Goes e Sol Moufer [Teatro]
Local: SESC Santo Amaro

20h – A Força da Água com Grupo Pavilhão da Magnólia [Teatro]
Local: SESC Ipiranga

DIA 24/11 (domingo)

18h – A Força da Água com Grupo Pavilhão da Magnólia [Teatro]
Local: SESC Ipiranga

18h30 – Medalha de Ouro com Andreia Pires, Larissa Goes e Sol Moufer [Teatro]
Local: SESC Santo Amaro

DIA 27/11 (quarta) – Música no City Lights
(retirada de ingressos antecipada)

18h30 – Abertura com DJ

19h – Lindo Sol com Marimbanda

20h10 – Instante Zero ou o Primeiro Sinal Luminoso com Rodger Rogério e Vitoriano

21h20 – A Vitória Vai Chegar com Nazirê

22h30 – Sound Circo com O Cheiro do Queijo

23h20 até 00h – Encerramento com DJ

DIA 28/11 (quinta)

20h – Touro {Bull} com Cia. Vata (Cia de Brincantes Valéria Pinheiro) [Dança]
Local: SESC Ipiranga

20h – Praia das Almas com Paracuru Companhia de Dança [Dança]
Local: SESC Santo Amaro

DIA 29/11 (sexta)

20h – Touro {Bull} com Cia. Vata (Cia de Brincantes Valéria Pinheiro) [Dança]
Local: SESC Ipiranga

20h – Praia das Almas com Paracuru Companhia de Dança [Dança]
Local: SESC Santo Amaro

DIA 30/11 (sábado)

18h30 – Na Terra em que o Mar não Bate, não Bate o Meu Coração com Coletivo Maréhouse [Dança]
Local: SESC Santo Amaro

20h – Vulcão Anastácia – O Concerto com Vulcão Coletivo [Teatro]
Local: SESC Ipiranga

DIA 01/12 (domingo)

18h – Vulcão Anastácia – O Concerto com Vulcão Coletivo [Teatro]
Local: SESC Ipiranga

18h30 – Na Terra em que o Mar não Bate, não Bate o Meu Coração com Coletivo Maréhouse [Dança]
Local: SESC Santo Amaro

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *