Ícone do site Blog do Arcanjo

Queijo Minas Artesanal Patrimônio da Humanidade pela Unesco é celebrado no Palácio da Liberdade

Encontro no Palácio da Liberdade celebra Queijo Minas Artesanal Patrimônio da Humanidade pela Unesco © Nereu Jr. Blog do Arcanjo 2024

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Enviado especial a Belo Horizonte*

O Queijo Minas Artesanal virou Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco. Para celebrar o feito, um encontro reuniu 80 jornalistas no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, Minas Gerais, a convite do secretário de Cultura e Turismo do Governo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira. O secretário se emocionou com a conquista, lembrando que ela é fruto da luta árdua de toda a comunidade do Queijo Minas Artesanal, que esteve envolvida com a candidatura. Ele ainda lembrou sua ancestralidade, recordando sua mãe e sua avó e a relação familiar que sempre teve como queijo e a gastronomia mineira. O secretário ainda fez questão de dar o protagonismo à imprensa presente, dando a palavra a cada convidado.

O menu exclusivo foi assinado pelas chefs Carol Fadel e Maria Clara, destacando queijos das 10 principais regiões produtoras de Minas Gerais, com foco no ingrediente nobre e na tradicional gastronomia mineira, revisitada pelas duas. Para acompanhar, vinhos produzidos em Minas. A ação celebrativa esteve sob gestão da Casa Cult. Após a celebração, os 80 jornalistas de todo o Brasil seguiram em press trip pelas regioes produtoras do Queijo Minas Artesanal.

O Blog do Arcanjo esteve entre os convidados, com a presença de seu diretor, Miguel Arcanjo Prado, e conta como foi a seguir.

Encontro no Palácio da Liberdade celebra Queijo Minas Artesanal Patrimônio da Humanidade pela Unesco © Nereu Jr. Blog do Arcanjo 2024
QMA – Queijo Minas Artesanal é Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco © Nereu Jr. Blog do Arcanjo 2024
Pipoca de mineiro, o torresmo recebeu os convidados do evento do Queijo Minas Artesanal no Palácio da Liberdade © Nereu Jr. Blog do Arcanjo 2024

Cardápio – Palácio da Liberdade – Cozinha Mineira

Chegada

Pipoca de Mineiro: torresmo

Pipoca de mineiro, o torresmo recebeu os convidados do evento pelo Queijo Minas Artesanal no Palácio da Liberdade © Nereu Jr. Blog do Arcanjo 2024

Para Petiscar

Quiabo com lardo e lascas de queijo na microrregião da Serra do Salitre, além de bombinha de queijo com molho buriti. Microrregião do Cerrado.

Iguarias da gastronomia mineira celebram QMA – Queijo Minas Artesanal Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco © Nereu Jr. Blog do Arcanjo 2024

Trio de Quitandas Mineiras

Pastel folhado do Serro e goiabada picante: mini pastel folhado, patrimônio da cidade do Serro, rechegado de queijo da mesma região, acompanhado de molho de goiabada levemente picante. Microrregião do Serro.

Empadinha de queijo e mangada: empadinha de massa “podre” que desmancha na boca e recheio de queijo Araxá meia cura e um pedacinho de doce de manga ubá. Microrregião de Araxá.

Canapé de pão de queijo com creme de linguiça e picles de cebola roxa. Microrregiões Serro e Canastra.

Vinhos/Petiscos

Vinho licoroso Casa Velha – Vale do Gongo, Grão Mogol – MG

Espumante Rose Brut Lely – Casa Geraldo, Andrardas – MG

Entrada

Milho, Frango e Maxixe : Tosta de pão de milho coberta com mousse de fígado de frango, purê de maçã verde, conserva de maxixe e queijo Cedro. Microrregião do Serro.

Vinho/Entrada

Sauvignon Blanc – Verte – Cave das Vertentes, Santo Antônio do Amparo – MG

Pratos Principais

Porco, jabuticaba e cachaça: Ravioli de porco com jabuticaba ao molho de creme de feijão com cachaça. Queijo da Lucia. Microrregião Campo das Vertentes.

Vinho/Prato Principal

Syrah – Paiva Aguiar, Araxá, Minas Gerais.

Milho galinha e ora-pro-nobis: Angu de milho verde com Queijo Braúnas. Galinha caipira, ora-pro-nobis e picles de quiabo. Microrregião Diamantina.

Vinho/Prato Principal

Tempranillo – Stella Valentino, Andradas, MG.

Régua de Queijo Minas Artesanal no encontro do Palácio da Liberdade © Nereu Jr. Blog do Arcanjo 2024

Sobremesas

Régua de Queijos: Seleção de QMA (Queijo Minas Tradicional) das regiões Canastra, Triângulo Mineiro, Ibitipoca, Araxá e Entre Serras da Piedade ao Caraça.

Queijo, milho e amendoim: Bombocado de queijo Maria Nunes com chantilly de milho e biscoitinho de amendoim. Microrregião do Serro.

Produtores de QMA – Queijo Minas Artesanal presentes no Menu

Microrregião Serro: Queijo Cedro (Serro – MG) e Maria Nunes (Santo Antônio do Itambé – MG)

Microrregião Campo das Vertentes: Queijo da Lúcia (Tiradentes – MG)

Microrregião Canastra: Queijo do Mauro (São Roque de Minas – MG)

Microrregião Serra do Salitre: Queijo Serra do Salitre Amarelo (Serra do Salitre – MG)

Microrregião Araxá: Queijo Senzala (Araxá – MG)

Microrregião Triângulo Mineiro: Queijo Ouro das Gerais (Uberlândia – MG)

Microrregião Entre Serras da Piedade e Caraça: Queijo Trilhos do Ferro (Rio Piracicaba – MG)

Microrregião Ibitipoca: Queijo Sítio Primavera (Lima Duarte – MG)

Microrregião Diamantina: Queijo Braúnas (Diamantina – MG)

Microrregião Cerrado Mineiro: Queijo Santa Clara (Abadia dos Dourados – MG)

*O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado viajou a convite da Secretaria de Cultura e Turismo do Governo de Minas Gerais. Agradecimento: Casa Cult MGVisite Minas GeraisLeônidas OliveiraJoão Michel Ferrabbiamo e Daiany Durães.

Blog do Arcanjo mostra imagens de Nereu Jr. do encontro no Palácio da Liberdade para celebrar o Queijo Minas Artesanal QMA Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:
Sair da versão mobile