João Falcão e Coletivo Ocutá se unem na volta do sucesso A Máquina ao teatro

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
O ano de 2025 será de retorno de uma das peças mais celebradas do teatro nacional e que lançou nomes como Lázaro Ramos, Wagner Moura, Vladimir Brichta, Gustavo Falcão e Karina Falcão. A Máquina retorna em montagem comemorativa de 25 anos do texto de Adriana Falcão novamente sob direção de João Falcão, dessa vez com os atores do Coletivo Ocutá.
Não custa lembrar que o Coletivo Ocutá fez sucesso recente com a peça O Avesso da Pele, baseada no best-seller de Jeferson Tenório e espetáculo vencedor na categoria Teatro Drama no Prêmio Arcanjo 2024 no último dia 2 de dezembro.
A estreia de A Máquina está prevista para o primeiro semestre de 2025, em São Paulo. Estarão em cena como os novos Antônios os atores do Coletivo Ocutá: Alexandre Ammano, Bruno Rocha, Marcos Oli e Vitor Britto. O elenco ainda trará a atriz convidada Agnes Brichta.
Além da peça, a comemoração inclui o relançamento da obra de Adriana Falcão em uma nova edição e um documentário sobre os 25 anos de A Máquina, que está em produção e culminará na estreia em São Paulo.
Então, anote aí na agenda: em 2025 o público tem a oportunidade de revisitar ou conhecer pela primeira vez um dos grandes marcos do teatro brasileiro no século 21. Imperdível que fala, né?
Encontro marcado
No último dia 20 de novembro, parte do elenco original de A Máquina encontrou o novo elenco no Teatro Riachuelo, onde o Coletivo Ocutá fez uma apresentação histórica da premiada obra O Avesso da Pele, em homenagem ao Dia da Consciência Negra. Os veteranos mandaram boas energias para os novatos no consagrado espetáculo que promete movimentar a cena em 2025.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.