Restaurante Dona Lucinha resguarda o sabor de Minas Gerais em casarão histórico de Belo Horizonte

Restaurante Dona Lucinha – Matriz em Belo Horizonte: sabores de Minas resguardados © Ísis Medeiros Blog do Arcanjo 2024

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Enviado especial a Belo Horizonte*

Rua Padre Odorico, 38. Coração da Savassi, bairro icônico de Belo Horizonte. É ali que fica em um casarão histórico o restaurante Dona Lucinha, fundado em 1990 por sua dona e mestra da gastronomia mineira Maria Lúcia Clementino Nunes, a Dona Lucinha, que morreu em 2019 aos 86 anos, deixando um legado de sabores e aromas inconfundíveis preservados por Márcia Clementino Nunes, uma de seus 11 filhos. O casarão faz quem adentra seu salão se sentir na Minas profunda e ancestral, remetendo às cidades históricas e aos tempos da corrida por ouro e diamante. Técnicas centenárias que misturam saberes africanos, indígenas e portugueses na elaboração da culinária mineira ressaltam as cores e sabores dos pratos, cozidos como manda a boa tradição mineira: “com amor”. Um lugar para atiçar o paladar, criando memórias e afetos inesquecíveis. Falando em afeto, este jornalista conheceu Dona Lucinha. Afinal, dancei durante a adolescência no antigo Ballet Movimento, da grande bailarina e coreógrafa Nora Vaz de Mello, que ficava justamente na Rua Padre Odorico, 48, bem ao lado do Dona Lucinha. Sempre que chegava para minhas aulas no fim de tarde, a encontrava na porta de seu restaurante. Ao me ver, Dona Lucinha me cumprimentava sorridente e dizia: “Já vai dançar, né, menino! Depois venha aqui comer alguma coisinha”. Jornalista mineiro radicado há quase 20 anos em São Paulo (onde há uma unidade do Dona Lucinha em Moema), eu voltarei sempre, Dona Lucinha. Para me sentir em casa outra vez.

*O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado viajou a convite da Secretaria de Cultura e Turismo do Governo de Minas Gerais. Agradecimento: Casa Cult MGVisite Minas GeraisLeônidas OliveiraJoão Michel Ferrabbiamo e Daiany Durães.

Dona Lucinha, um ícone da gastronomia mineira © Divulgação Blog do Arcanjo 2024

Blog do Arcanjo mostra imagens do Restaurante Dona Lucinha Matriz em BH em fotos de Ísis Medeiros

Livro

História da Arte da Cozinha Mineira, por Dona Lucinha

O livro de estréia de Dona Lucinha é o resultado de longos anos dedicados à reflexão e a pesquisa da típica cozinha mineira. A obra registra valiosa informação de uma rica cultura oral, das tradições, da fazenda e da tropa… Hábitos e costumes gerados nos primeiros tempos das Minas do Ouro e do Diamante, além das receitas de pratos típicos com detalhamento dos ingredientes e sua origem.

Dona Lucinha Matriz

Rua Padre Odorico, 38, Savassi, Belo Horizonte. De segunda a sábado das 11h às 22 h. Domingos e feriados das de 11h às 17h. Tel: (31) 2127-0788. Email: donalucinha@donalucinha.com.br.

Dona Lucinha São Paulo

Av. Bem-Te-Vi, 312, Moema, São Paulo. De segunda à sábado e feriados das 10h às 22h. Domingo das 10h às 16h. Tel: (11) 5051-2050 | Zap: (11) 98226-2438. Email: moema@donalucinha.com.br.

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *