Ícone do site Blog do Arcanjo

★★★★ Crítica: Cia Manopla mostra vigor em ano forrozeiro com Mamulengo – A História do Forró

Mamulengo – A História do Forró é ponto forte na trajetória da Cia Manopla com cancioneiro e ancestralidade do Nordeste © Wesley Soares Divulgação Blog do Arcanjo 2024

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

★★★★
MAMULENGO – A HISTÓRIA DO FORRÓ
Avaliação: Muito Bom
Crítica por Miguel Arcanjo Prado

O forró faz parte da ancestralidade do Brasil. Isso todos nós sentimos quando escutamos sua inconfundível batida. Neste último dia 13 de dezembro, o país comemorou o Dia do Forró. A data tem tudo a ver com o excelente ano vivido pela Cia Manopla, contemplada no 4º Fomento ao Forró da Cidade de São Paulo, o que a fez circular com seu bem sucedido espetáculo Mamulengo – A História do Forró por diversos espaços da capital paulista. A peça mistura ancestralidade e cultura popular em uma experiência rica para qualquer espectador.

A turnê anual se encerra no próximo dia 20 de dezembro com muita emoção, quando a Morada São João, que acolhe idosos no centro de São Paulo, recebe o espetáculo que é uma verdadeira celebração da cultura nordestina, entrelaçando música, teatro e uma narrativa cativante com a charme inigualável do teatro de bonecos, especialidade da Cia Manopla.

Com a dramaturgia de Alessandra Siqueyra e a direção de Nilton Marques, o espetáculo leva o público a uma viagem nostálgica e comovente, explorando os desafios e as alegrias da migração nordestina, através da história de amor entre Seu Oliveira e Julieta. No elenco, estão Alessandra Siqueyra, Nilton Marques, Sandro Gattone e Tita Azevedo.

A trama conquista o público de todas as idades e se baseia na real jornada de Seu Oliveira, que deixou sua terra natal em busca de melhores oportunidades em São Paulo, um caminho que muitos nordestinos já percorreram.

A migração, repleta de esperança e saudade, é retratada de forma sensível, destacando a luta e a resiliência de uma cultura rica e vibrante. A narrativa não só fala sobre a separação de uma família, mas também sobre as raízes que permanecem e a herança cultural que é passada de geração para geração.

Mamulengo – A História do Forró mistura ancestralidade e a cultura nordestina com os talentosos artistas da Cia Manopla © Wesley Soares Divulgação Blog do Arcanjo 2024

Como não poderia deixar de ser, um dos pontos altos do espetáculo é a trilha sonora de Adan Oliveira, filho do homenageado Seu Oliveira e fundador da banda Ó do Forró. Na peça, as canções são executadas pelo trio de músicos formado por Nanda Guedes – Zabumba e Voz, Dicinho Areias – Sanfoneiro e Voz e Ronaldo Liano – Triângulo e Voz.

As músicas, que vão do forró tradicional a composições contemporâneas, criam uma atmosfera envolvente e festiva, convidando o público não só apreciar a peça, com também a dançar e celebrar.

A sonoridade rica, com a sanfona, zabumba e triângulo, traz à tona a essência do forró, uma dança que é ao mesmo tempo um símbolo de resistência e de alegria, unindo as pessoas em celebração da nossa brasilidade.

E outro charme da peça são os bonecos do Museu do Mamulengo de Pernambuco, utilizados na encenação. Os objetos que ganham vida na mão dos artistas são verdadeiras obras de arte que dão vigor ao espetáculo.

Com um cenário cuidadosamente elaborado por Sandro Gattone e painéis criativos de Alessandra Siqueyra, o visual encanta tanto quanto a história contada.

A presença de elementos como a dança, a gastronomia e o vestuário nordestinos enriquecem ainda mais a experiência, fazendo com que o público não apenas assista, mas vivencie a cultura desta região que é o coração do Brasil.

Além da apresentação, a Cia. Manopla oferece oficinas gratuitas de papelogravura, acessíveis para todas as idades, tornando o evento uma oportunidade de aprendizado e interação com a arte.

O projeto Circulação – Mamulengo: A História do Forró também se destaca por sua inclusão, com sessões que contam com tradução em LIBRAS, ampliando o acesso e a participação de todos.

Cia Manopla fez circulação de sucesso com o espetáculo Mamulengo – A História do Forró por São Paulo © Wesley Soares Divulgação Blog do Arcanjo 2024

Mamulengo: A História do Forró não é apenas um espetáculo teatral; é uma imersão na rica tapeçaria cultural do Nordeste brasileiro, uma homenagem à história e à luta de muitos que buscam uma vida melhor, mas que nunca esquecem suas raízes. O espetáculo é uma rara oportunidade de se conectar com a alma do Brasil.

★★★★
MAMULENGO – A HISTÓRIA DO FORRÓ
Avaliação: Muito Bom
Crítica por Miguel Arcanjo Prado

Apresentação final da circulação por SP pelo 4º Fomento ao Forró: Dia 20/12/2024, sexta-feira. Grátis. Espetáculo, às 09h e Oficina de Papelogravura, às 10h30. Morada São João – Av. São João, 1214 – Campos Elíseos, São Paulo – SP, Brasil

Siga @ciamanopla

Mamulengo – A História do Forró

Ficha Técnica:

Concepção: Cia Manopla
Dramaturgia: Alessandra Siqueyra
Direção: Nilton Marques
Elenco: Alessandra Siqueyra, Nilton Marques, Sandro Gattone e Tita Azevedo
Stand In: Théofila Lima
Trilha Sonora: Adan Oliveira
Cenário: Sandro Gattone
Painel: Alessandra Siqueyra
Bonecos: Museu do Mamulengo – Pe
Adereços: Tita Azevedo e Nilton Marques
Produção Executiva: Tita Azevedo
Sonoplastia: Henrique Ramos
Músicos Circulação Ao Vivo:
Nanda Guedes – Zabumba e Voz
Dicinho Areias – Sanfoneiro e Voz
Ronaldo Liano – Triângulo e Voz

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:
Sair da versão mobile