Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Enviado especial a Tiradentes – MG*
Curadoria e Mediação em Processo foi o tema da roda de conversa gratuita promovida pelo Tiradentes em Cena no Instituto Rouanet, na cidade histórica mineira, nesta quinta, 19 de dezembro.
Sob direção de Aline Garcia, o Tiradentes em Cena é uma das principais mostras de artes cênicas de Minas Gerais, colecionando em sua trajetória presenças de peso, como Bibi Ferreira, Paulo Betti, Inês Peixoto, Christiane Torloni e Matheus Nachtergaele, entre outros.
A roda de conversa reuniu interessados na produção cultural e nas artes cênicas no charmoso espaço na Rua Direita 248, no centro histórico tiradentino.
O evento teve abertura da diretora do Tiradentes em Cena, Aline Garcia, e a presença do diretor cutlural do Instituto Rouanet, Flávio Garcia da Rocha.
Como convidados, estiveram os professores da UFMG Altemar Di Monteiro e Heloisa Marina, a artista e curadora internacional do Tiradentes em Cena Carolina Correa, o jornalista, crítico e curador Miguel Arcanjo Prado e o pró-reitor de Extensão e Cultura da UFSJ e jornalista, Chico Brinati.
Durante a manhã, em clima agradável e convidadivo à troca de saberes, foram debatidos temas como formação de redes culturais colaborativas, pontes entre artistas e público passando pelo viés da Educação, diálogo com o território por meio da arte, internacionalização e mecanismos de produção cultural, entre outros. Os participantes também reforçaram a necessidade de uma curadoria plural e diversa.
O Tiradentes em Cena 2025 está previsto para o mês de maio, quando realiza sua 12ª edição. A Mostra de Artes Cênicas realizou um 2024 intenso, com atividades formativas e apresentações durante todo o ano, além de fomentar a criação de um grupo de teatro na cidade, sob direção de Chico Aníbal, artista com farta trajetória nos palcos. A companhia faz sua estreia neste sábado, 21 de dezembro, com o espetáculo “O Boi e o Burro no Caminho de Belém”, de Maria Clara Machado, às 19h, grátis, no Centro Cultural Yves Alves, em Tiradentes (retire seu ingresso).
Estiveram ainda presentes nomes como o diretor e produtor Vinicius Cristóvão, o fotógrafo André Frade, o artista visual Bruno Souza, a cantora e professora da UFSJ Juliana Mota e o diretor teatral Chico Aníbal.
*O jornalista, crítico e curador Miguel Arcanjo Prado viajou a convite do Tiradentes em Cena.
Blog do Arcanjo mostra imagens da roda de conversa sobre curadoria e medição do Tiradentes em Cena no Instituto Rouanet pelo olhar de Thais Andressa
Altemar Di Monteiro:
Professor Adjunto de Teatro na UFMG, doutor em Artes da Cena (UFMG), mestre e licenciado em Teatro (UFC), com ampla atuação na formação teatral e em projetos culturais comunitários. Fundador do Nóis de Teatro, grupo atuante há 22 anos na periferia de Fortaleza – CE, é dramaturgo premiado por obras como Todo Camburão Tem Um Pouco de Navio Negreiro. Idealizou a Escola de Teatros Periféricos (2023) e é autor do livro Caminhares Periféricos. Atua em Pedagogia Teatral, Teatros de Rua e Negros, com foco em atravessamentos periféricos e raciais.
Heloisa Marina
Atriz, produtora, pesquisadora e professora na Universidade Federal de Minas Gerais, atuando nos cursos de graduação e pós-graduação de Teatro. Tem doutorado pela UDESC e Universidad Veracruzana – México. A dupla condição de atriz-produtora marca sua trajetória profissional: foi fundadora de dois grupos, a Cia Entrecontos e a Dearaquecia, nos quais atuou como gestora financeira, representante comercial (participando de feiras de negócios no Brasil, Argentina e Chile) e redatora de projetos. Como atriz se apresentou em diversos espetáculos teatrais, em festivais e encontros no Brasil, Argentina, Chile, Peru, México e Espanha.
Carolina Correa
Atriz, diretora e performer, Mestre em Artes pela UEMG (2024), com formações em Teatro de los Sentidos (Universidade de Girona, Espanha) e Performance e Arte (Faculdade Angel Vianna). Idealizadora e curadora do Encontro Latinoamericano de Teatro de Minas Gerais (ELA) e do Festival Tiradentes em Cena, além de produtora internacional do FIT BH (2016, 2022, 2024). Atua há mais de 10 anos em solos autoficcionais apresentados em festivais internacionais e dirigiu o curta ANA , premiado no Cannes World Film Festival 2022.
Miguel Arcanjo
Jornalista cultural, gestor e curador, mestre em Artes pela UNESP e criador do Blog do Arcanjo, referência nacional em jornalismo cultural independente desde 2012. Crítico da APCA e ex-vice-presidente, coordenou a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e é apresentador do programa Arcanjo Pod. Vencedor do Prêmio Comunique-se e da Medalha Mário de Andrade, integra júris renomados como Prêmio Jabuti e APCA. Com ampla experiência em grandes veículos de comunicação, é presidente do júri do Prêmio Arcanjo e destaque na cobertura de Cultura e Entretenimento.
Chico Brinati
Professor Associado do Curso de Comunicação Social – Jornalismo da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) desde 2013. Atualmente, ocupa o cargo de Pró-Reitor de Extensão e Cultura da mesma instituição desde maio de 2020. Pesquisador dos grupos cadastrados no CNPq: Esporte e Cultura (UERJ) e FuLiA – Núcleo de Estudos sobre Futebol, Linguagem e Artes (UFMG). Atuou como jornalista entre 2004 e 2013 da TV Integração, afiliada à TV Globo em Juiz de Fora-MG, com passagens pelo canal SPORTV-Globosat. Foi repórter na Rádio Panorama FM e no jornal impresso JF Hoje. Desde 2020, é coordenador geral do festival Inverno Cultural UFSJ. Autor dos livros “Maracanazo e Mineiratzen” e “A Imprensa calça as chuteiras na Pátria”.
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.