Vistando o Sr. Green volta com Elias Andreato e Johnny Massaro no Teatro Renaissance

Visitando o Sr. Green tem Elias Andreato e Johnny Massaro em texto de sucesso © Divulgação Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Visitando o Sr. Green está de volta ao teatro paulistano. A peça lendária e muita querida do público é um marco do teatro brasileiro e mundial ao retratar um encontro geracional capaz de quebrar velhos preconceitos. A obra de Jeff Baron já teve montagens protagonizadas por ícones Paulo Autran e Sérgio Mamberti. Agora, ganha o palco com Elias Andreato (que dirigiu a primeira montagem no Brasil com Paulo Autran e Cássio Scapin) ao lado de Johnny Massaro, dessa vez sob direção de Guilherme Piva. O espetáculo estreia em 18 de janeiro, no Teatro Renaissance, nos Jardins, em São Paulo.

Lição de vida

Boas histórias são universais. E é o caso do encontro entre um jovem e um senhor de 86 anos, que vem conquistando plateias do mundo inteiro há três décadas, pela força do texto, que fala de amizade, respeito às diferenças, velhice, solidão, e com muito humor.

Este é o caso da comédia ‘Visitando o Sr. Green’, texto do norte-americano Jeff Baron, que teve estreia mundial em 1996 e, desde então, vem sendo encenada em diversos países, sempre com grande sucesso.

No Brasil, Paulo Autran esteve à frente de uma montagem histórica, com direção de Elias Andreato. 25 anos após essa estreia no Brasil, Elias Andreato se reencontra com o texto, agora assumindo o papel título.

O texto ganha nova tradução de Gustavo Pinheiro, em uma co-produção de Edgard Jordão e Rodrigo Piva. A ficha técnica é repleta de grandes nomes do teatro: cenário – Chris Aizner, figurinos – Karen Brusttolin e trilha original – Liliane Secco, entre outros.

Cassio Scapin e Paulo Autran em Visitando o Sr. Green em 2004 © João Caldas Filho Blog do Arcanjo 2004
Ricardo Gelli e Sérgio Mamberti em Visitando o Sr. Green em 2019 © João Caldas Filho Blog do Arcanjo 2019

Encontro inesperado

Um pequeno acidente de trânsito, que quase resultou num atropelamento, acaba provocando a aproximação entre o Sr Green, um velho e solitário judeu ortodoxo, e Ross, um jovem executivo de 29 anos que, graças ao juiz Kruger, foi acusado de negligência na direção e considerado culpado pela ocorrência. A pena consiste em fazer com que Ross deva prestar serviço comunitário junto à vítima uma vez por semana, pelos próximos seis meses. A ação da peça se passa no velho apartamento do Sr. Green. Tudo parece ter sido adquirido há muito tempo e se mantido intocável desde então.

A circunstância legal que os uniu involuntariamente, envolve os dois em situações inusitadas, com traços de fino humor e de profunda emoção. Revelando pouco a pouco a personalidade de cada um, suas realizações e suas frustrações acabam por constituir a trama central da peça através da riqueza da narrativa e dos instigantes diálogos de Jeff Baron. Retratam também, magistralmente, os aspectos mais pitorescos da cultura judaica, bem como os encontros e desencontros de dois seres humanos nas grandes cidades.

O que se inicia como uma comédia sobre duas pessoas estranhas que se ressentem de ter que compartilhar o mesmo ambiente, ainda por pouco tempo, transforma-se em um drama envolvente e emocionante à medida que segredos vão sendo revelados e antigas feridas começam a ser abertas.

O ator Johnny Massaro, o diretor Guilherme Piva e o ator Elias Andreato, de Visitando O Sr. Green © Divulgação Blog do Arcanjo 2025

Visitando o Sr. Green

Estreia:  18 de janeiro de 2025
Local: Teatro Renaissance – Alameda Santos, 2233 – Jardim Paulista, São Paulo
Horários: Sábados: 21h e Domingo: 19h30 
Classificação indicativa: 10 anos 
Duração: 90 min 
Compre seu ingresso!

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *