Luiz Caldas, pai da axé music, celebra 40 anos do álbum Magia em Salvador

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Luiz Caldas é considerado o pai da axé music. O icônico e talentoso músico baiano realizou show para celebrar os 40 anos do seu aclamado disco Magia, que fez o Brasil dançar em 1985, no último domingo, 19, no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), em Salvador. Uma multidão de fãs compareceu ao local, que foi palco de uma celebração histórica da música brasileira, com direito ao por do sol na Bahia de Todos os Santos de pano de fundo.

O álbum Magia, de 1985, revolucionou a música baiana e deu origem ao movimento que ficou conhecido como Axé Music, sendo um marco na música popular brasileira. O disco trouxe uma fusão até então inédita de ritmos afro-brasileiros, pop, reggae e frevo, criando um estilo único que rapidamente conquistou o Brasil. Com sucessos como “Fricote” e a faixa-título “Magia”, Luiz Caldas consolidou-se como um dos artistas mais inovadores da sua geração.

“Magia é um disco fortíssimo, onde eu pude colocar minhas composições, a ideia que eu tinha de música, e toda a diversidade que eu já trazia comigo do baile até aquele momento. Nesse período, o trio e o carnaval já tinham o seu modelo pré-estabelecido, o que a gente pode chamar de pré-Axé, que é aquela fase onde o galope e o frevo dominavam. Então o disco magia vem e quebra isso, revelando uma nova sonoridade, que veio a ser reconhecida como Axé Music”.
Luiz Caldas

O álbum Magia lançou Luiz Caldas ao estrelato e abriu caminho para uma nova cena musical baiana, que viria a dominar o cenário nacional nas décadas seguintes. “Magia” trouxe uma sonoridade alegre e dançante, que refletia a energia das ruas de Salvador e a efervescência cultural da Bahia nos anos 1980.
O show celebrativo, realizado pela APB Produções, Carambola Produções e GPN Shows e Eventos, emocionou quem viveu tudo isso e conquistou também as novas gerações que são fãs da obra da Luiz Caldas, atualmente cantando na abertura da reprise de Tieta na Globo.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.