Atriz em transformação, Bruna Linzmeyer é homenageada na Mostra de Cinema de Tiradentes: ‘Festa de 15 anos’
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Enviado especial a Tiradentes, Minas Gerais*
Reportagem de FELIPE ROCHA**
A artista Bruna Linzmeyer, de 32 anos, é a grande homenageada da 28a edição da Mostra de Cinema de Tiradentes e circula com simpatia e naturalidade pela cidade histórica mineira. O evento da Universo Produção começou no dia 24 de janeiro e segue até dia 1° de fevereiro, com uma programação que abrange 140 filmes de 21 estados que trazem a diversidade e a essência do audiovisual brasileiro. “Estou me sentindo em uma festa de 15 anos”, confessou ao Blog do Arcanjo, lembrando o tempo que tem de carreira artística.
Apesar de jovem, a homenageada chama a atenção pela sua versatilidade, pelo seu talento e por sua trajetória múltipla no cinema brasileiro. Para que o público conheça mais sobre seus 15 anos de carreira, a programação apresenta 10 filmes em que atuou, entre eles os longas Baby (2024), Medusa (2021), O filme da Minha Vida (2017) e A Frente Fria que a Chuva Traz (2016) e os curtas Se Eu tô Aqui é por Mistério (2024) e Alfazema (2019).
Natural de Corupá, Santa Catarina, aos 16 anos Bruna Linzmeyer se mudou para São Paulo para investir na atuação e trabalhar como modelo. Atriz hoje consagrada, corajosa e diversa, ela coleciona uma multiplicidade de papéis emblemáticos na televisão: uma personagem autista na novela Amor à Vida, a jovem Madeleine no remake de Pantanal, a dançarina Anabela em Gabriela e a professora Juliana em Meu Pedacinho de Chão.
A atriz chegou a Tiradentes mexendo o coração e roubando a atenção do público, esbanjando simpatia, entusiasmo e carisma. Fã de Maria Bethânia e Luedji Luna, ela recebeu na cerimônia de abertura, realizada na última sexta, 24 de janeiro, o Troféu Barroco das mãos de seus pais, que elogiaram a garra da filha. Ao lado de diretores de seus filmes, como Neville D’Almeida e Marcelo Caetano, ela celebrou a presença no evento e agradeceu a homenagem, lembrando das dificuldades do ofício da atriz, sempre dependendo do olhar dos outros para conquistar novas personagens desafiadoras.
Sobre a importância da Mostra de Cinema de Tiradentes, onde já esteve para “um rolê com amigos” e também para apresentar filmes, Bruna destacou o carinho pelo evento ao Blog do Arcanjo: “A Mostra Tiradentes é muito especial, eu tenho um carinho muito grande, ela fala desse cinema desviante, que às vezes a gente só consegue assistir aqui, que abre espaço para filmes que não tiveram em outros grandes festivais do mundo”.
A atriz ainda defendeu o apoio público a este tipo de cinema independente. “A importância das políticas públicas dos patrocinadores, tem a ver com esse lugar de pertencimento, do poder da cultura, que é a longo prazo. Então, a gente merece ter esse reconhecimento, pois somos muitos trabalhadores. Trabalhamos muito. E é muito bonito quando a gente vê Ainda Estou Aqui lá no Oscar. Acho que é também uma valorização dessas pessoas que fazem esse trabalho”, afirma.
*O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado viajou a convite da Universo Produção.
**Felipe Rocha é estudante de jornalismo da UFSJ sob supervisão de Miguel Arcanjo Prado.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.