28ª Mostra de Cinema de Tiradentes tem programação especial para as crianças

Mostrinha foca nas crianças na 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes © Leo Lara Universo Produção Divulgação Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Enviado especial a Tiradentes, Minas Gerais

As crianças têm seu espaço garantido no último fim de semana da 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes. Uma programação especial foca no público infantil, com a “Mostrinha de Cinema” e o espetáculo “Selvage(ria)”. As atividades são gratuitas e acontecem no sábado, 1º de fevereiro.

A “Mostrinha de Cinema” tem início às 10h30, na Cine-tenda, com a exibição de seis curtas-metragens que prometem encantar crianças de todas as idades. A seleção inclui animações e filmes live-action, com histórias que abordam temas como família, tradição, imaginação e aventura. 

Os pequenos vão se divertir com “O chapéu do Zezéu”, uma animação em stop motion feita por alunos de Lagoa Nova, no Rio Grande do Norte. Vão se encantar também com a animação mineira “Eu e o boi, o boi e eu”, que conta a história de uma menina que descobre a tradição da festa do Boi da Manta. E tem mais! “Déia e Dete”, animação de Cataguases, mostra a ligação entre duas personagens e aposta no fantástico. Já a ficção paulista “A mais bela história de princesa” explora a relação entre avó e neta, com referências a contos africanos. Para completar, a animação mineira “Cine quarto” fala sobre um menino que cria um cinema dentro de seu quarto e a ficção “Outro lugar”, do Mato Grosso, mostra as aventuras de uma menina em um mundo de dragões.

Logo após a Mostrinha, às 12h30, o Cine Petrobras na Praça recebe o espetáculo “Selvage(ria)” que busca a palhaçaria por meio da linguagem das máscaras teatrais, técnica que elege o corpo como principal meio de comunicação e troca com a platéia. O intuito é propor uma reflexão entre civilidade X Selvageria através de um jogo palhacesco que mescla acrobacia, mágica, dança e música. Em uma espécie de intercessão entre o circo e o teatro, o público é convidado a vivenciar esse pequeno passeio selvagem sob o viés do riso, do lúdico e da crítica.

*O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado viajou a convite da Universo Produção.

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *