Serra de São José é foco da Mostra Valores na 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Enviado especial a Tiradentes, Minas Gerais
A Serra de São José, marco natural de Tiradentes, Minas Gerais, é celebrada na Mostra Valores, que integra a programação da 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes, com exibição de filmes, exposição fotográfica e uma ala no Cortejo da Arte. Com o objetivo de valorizar pessoas, ações e comunidades de Tiradentes, a Mostra elegeu a Serra como protagonista, buscando sensibilizar o público para a importância da sua preservação. A população da cidade reinvindica seu tombamento a nível federal.

Biodiversidade
A Serra de São José, com sua rica biodiversidade, mananciais e história ligada ao ciclo do ouro, é um patrimônio natural e cultural de Tiradentes, Minas Gerais e do Brasil. A Mostra Valores destaca a necessidade do tombamento federal da Serra para garantir sua proteção legal contra ameaças como o desmatamento e ocupações irregulares.
Exposição
Uma exposição fotográfica no Largo das Forras integra a programação da Mostra Valores convidando o público a conhecer a riqueza da Serra de São José através de painéis que retratam suas belezas naturais e história. Outra ação foi a Ala da Mostra Valores no Cortejo da Arte, patrocinada pela Petrobras, que reuniu no sábado representantes da comunidade local e ambientalistas em um desfile pelas ruas de Tiradentes, clamando pela preservação da Serra.
Curtas
Quatro curtas-metragens estão na programação da Mostra Valores retratando as tradições culturais e históricas da cidade. O público já pode conferir “Terra de Heróis”, dirigido por Jardel Santos e Luísa Meinberg, que dá voz aos moradores de bairros distantes do centro histórico, e “Quantas Histórias Cabem em uma História?”, onde Luiza Cassano reúne depoimentos de diferentes personagens que contam histórias e fatos históricos de Tiradentes. “Desatino Barroco”, de Aissa Zaar e ILO, com sua atmosfera de suspense ambientada em uma pousada na cidade, também já foi exibido.
E ainda dá tempo de assistir a um dos filmes da Mostra Valores: “No Alto da Torre”, de Elizabeth Ramos e Vitória Labrudi, celebra o protagonismo feminino através das histórias de mulheres que mantêm viva a cultura local com seus trabalhos artesanais. A exibição acontece no dia 01/02 (sábado), às 12h, no Cine-Tenda.
PETROBRAS E 28ª MOSTRA TIRADENTES: ENERGIA QUE TRANSFORMA ATRAVÉS DA CULTURA
A 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes, um dos mais importantes eventos do audiovisual brasileiro, celebra o retorno da PETROBRAS como patrocinadora máster, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento social, econômico e cultural por meio do audiovisual. Com programação gratuita de 24 de janeiro a 1º de fevereiro, a Petrobras terá presença marcante ao assinar ações como o “Cine Petrobras na Praça”, a “Mostra Valores” e ao participar do Cortejo da Arte, que este ano homenageia a Serra de São José. Reconhecida como uma das maiores apoiadoras da cultura no Brasil, a Petrobras reafirma sua presença estratégica em Minas Gerais, onde atua desde 1968 com a Refinaria Gabriel Passos (Regap) em Betim, conectando sua marca à arte, cultura e à geração de novas oportunidades de negócios, emprego e renda. Com mais de 40 anos de incentivo contínuo à cultura, a Petrobras consolida sua posição como uma das maiores incentivadoras do cinema brasileiro, avançando com o Programa Petrobras Cultural e reafirmando a cultura como elemento transformador e fonte de energia para a sociedade.
SOBRE A MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES: PLATAFORMA DE LANÇAMENTO DO CINEMA BRASILEIRO
Maior evento do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país e chega a sua 28ª edição de 24 de janeiro a 1º de fevereiro de 2025, em formato online e presencial. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias mundiais e nacionais – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.
O evento exibe 140 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mostras temáticas, presta homenagem a personalidades do audiovisual, promove seminário, debates, a série Encontro com os filmes, oficinas, Mostrinha de Cinema, Fórum de Tiradentes, Conexão Brasil CineMundi e atrações artísticas. Toda a programação é gratuita. Mais informações www.mostratiradentes.com.br
*O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado viajou a convite da Universo Produção.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.