Elefante aborda racismo e abandono em sessão grátis no Teatro de Contêiner

Grupo Teatral Entre Atlânticas apresenta peça “Elefante” em sessão gratuita © Divulgação Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

No dia 14 de fevereiro, próxima sexta, às 20h, o Teatro de Contêiner receberá a peça “Elefante”, do grupo teatral Entre Atlânticas, em uma sessão gratuita que marca a abertura do programa Rumos Itaú Cultural. Com direção de Diddío Gonçalves e dramaturgia de Beatriz Nauali, a obra aborda relações raciais no ambiente doméstico, convidando o público a uma reflexão profunda sobre memória e invisibilidade.

A narrativa gira em torno de Célia, uma matriarca branca que, sofrendo de Alzheimer, se encontra em situação de abandono. A visita de seu neto revela uma série de encontros que desafiam as dinâmicas familiares, especialmente com a figura de Xhosa, a empregada doméstica que, simbolicamente, se torna invisível para a família. “A peça convida a uma volta de 360º no olhar”, afirma Nauali, ressaltando a necessidade de enxergar o invisível e refletir sobre o racismo e o esquecimento social.

Com cenografia que dialoga com as obras de Arthur Bispo do Rosário e Stella do Patrocínio, “Elefante” promete uma experiência que mistura drama, suspense e elementos do absurdo. Os ingressos podem ser retirados no site da Sympla.

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *