Natália Sousa lança livro Medo de Dar Certo: ‘Vai encurtar o caminho de muita gente’

Natália Sousa celebra lançamento de segundo livro da carreira, Medo de Dar Certo © Maiara Cerqueira Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Colaborou Felipe Rocha

A jornalista Natália Sousa, com um currículo notável e passagem por grandes veículos de imprensa e criadora do podcadt de sucesso Para Dar Nome às Coisas, lança neste sábado (15), em São Paulo, o segundo livro da sua carreira: “Medo de Dar Certo”, pela Editora Astral Cultural. O evento acontecerá na Livraria da Vila e haverá sessão de autógrafos a partir das 15h e bate-papo com a autora.

Promissora é o que define a carreira de Natália, que passou por diversos veículos como Band, Record TV, Rede TV e Estadão – neste último ganhou o prêmio de melhor produtora de hard news.

Seu primeiro livro chama-se “Toda Vida em Mim”. É também apresentadora do podcast de autoconhecimento “Para Dar Nome às Coisas”, exclusivo do Spotify e integrante do Spotify Academy Podcast, que figura entre os vinte mais escutados do Brasil.

É dela, também, o projeto online “Me dá uma notícia boa?”, que teve repercussão nacional abordando o luto de forma leve e em primeira pessoa. Em 2024, foi indicada ao Prêmio Arcanjo na categoria Redes.

Em conversa com o Blog do Arcanjo, Natália Sousa conta que a ideia para o livro surgiu aos 35 anos e sua inspiração foi um livro da atriz Ingra Lyberato.

“Eu sempre fui apaixonada por autoconhecimento e, certo dia, li um livro da Ingra sobre o medo do sucesso, em que as pessoas passam a sabotar as próprias conquistas. E eu queria entender mais sobre isso. Aí eu comecei a pesquisar e estudar mais sobre isso e relacionei com minha vida. Percebi que teve vários episódios da minha vida, como projetos profissionais e sonhos, que eu sabotei por ter medo do sucesso, da exposição, de ser o centro das atenções. Sempre pensava: Quem sou eu para merecer isso?”, conta.

A jornalista inclui: “O medo de dar certo é como um iceberg, a parte maior está no fundo do mar e é essa parte que está no fundo que faz seu barco afundar”. Esse medo do sucesso, de acordo com Natália, “[…] tem inclusive a ver com raça, com gênero. Quando você cresce numa sociedade homofóbica, racista, machista, você cresce acreditando que você está devendo, que você precisa compensar e que o lugar de destaque não é o seu lugar”, explica.

Natália conta que a pesquisa do livro foi extremamente profunda, pois conversou com especialistas da mente humana e com mais de 100 pessoas que confirmaram o sabotamento de seus projetos pessoais, devido ao medo de dar certo.

Sobre suas expectativas para a tarde de autógrafos, a escritora e jornalista confidencia: “Eu estou muito orgulhosa e muito feliz de colocar esse livro no mundo, porque acho que ele vai ser o livro que vai encurtar o caminho de muita gente”.

Serviço

Data: 15/02

Sessão de autógrafos com bate-papo: MEDO DE DAR CERTO

Horário: 15h00

LOCAL: Livraria da Vila – Fradique Coutinho

Endereço: Rua Fradique Coutinho, 915 – São Paulo, SP – 05416-011

Instagram: https://instagram.com/natyops

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *