Contos de Cativeiro faz sessões no Sesc Avenida Paulista após sucesso em Goiás

Contos de Cativeiro exalta a contribuição dos negros para a identidade do Brasil © Ney Couteiro Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Colaborou Felipe Rocha

O espetáculo Contos de Cativeiro, com o artista goiano Marcelo Marques, faz três sessões nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro, sexta e sábado, 20h, e domingo, 18h, no Sesc Avenida Paulista, em São Paulo. A obra conta a história a partir da perspectiva do negro, em vez do relato europeu que sempre deu o tom nos livros de história. O Blog do Arcanjo conta a seguir mais detalhes da peça.

Em Contos de Cativeiro um Preto Velho muito simpático e sábio conta, entre algumas histórias, a origem do mundo pelo olhar do povo Yorubá, sobre as lutas, as resistências do período de escravização e a capacidade do povo preto de viver apesar das agressões que atravessam o tempo e a carne. Marcelo também dá vida aos personagens Olodumaré, orixá que cria o mundo, e Rei de Oyó, que é escravizado e trazido ao Brasil. Já o Malandro mostra o quão revolucionário é viver de forma inteligente, apesar do sistema que oprime. 

Em conversa com o Blog do Arcanjo, Marcelo Marques, com três décadas de trajetória, destaca a representatividade da equipe: “Por ser uma obra com uma equipe criativa de 100% de artistas negros, fortalece o imagético do orgulho de ter nascido preto, apesar da opressão”, pontua.

Ele aproveita para explicar o título e o que o público pode esperar do espetáculo: “Apesar do título, o espetáculo não é uma narrativa sobre o sofrimento. O texto, de minha autoria, enaltece os conhecimentos e capacidade de resiliência do povo preto trazendo para cada cena um recorte com foco na sabedoria, nas vitórias e expertises trazidas da África para o Brasil”. 

Contos de Cativeiro estreou em 2022 na cidade de Goiânia e desde então tem sessões lotadas por onde se apresenta.

A obra tem pesquisa que mistura das linguagens corporais do circo, da dança afro e da capoeira, além de outros elementos da cultura negra brasileira. A direção geral é de Renata Caetano, a direção de arte de Raquel Rocha e a realização do Orum Aiyê Quilombo Cultural.

CONTOS DE CATIVEIRO

Com Orum Aiyê Quilombo Cultural
Dias 21, 22 e 23 de fevereiro de 2025, sexta-feira e sábado às 20h e domingo às 18h.
Sesc Avenida Paulista – Avenida Paulista, 119 – Bela Vista, São Paulo.
60 minutos | Livre (recomendado a partir de 12 anos) | De R$ 12,00 a R$ 50,00.

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *