DW! Semana de Design de São Paulo realiza 14ª edição com tema Mãos e Máquinas

Lauro Andrade está no comando da 14ª DW! Semana de Design de São Paulo © Divulgação Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

A 14ª edição da DW! Semana de Design de São Paulo se aproxima, prometendo transformar a capital paulista em um verdadeiro epicentro do design e da arquitetura na América Latina. De 10 a 16 de março de 2025, o evento reunirá mais de mil marcas e criativos, atraindo um público especializado que, em 2024, alcançou a marca de 100 mil visitantes, sendo 80% deles profissionais do setor.

Idealizada por Lauro Andrade, CEO do evento, a DW! destaca-se pela sua curadoria democrática e plural, oferecendo uma programação rica e diversificada. Com a maioria das atividades gratuitas, o festival se torna um espaço de conexão entre marcas e profissionais, propiciando oportunidades de networking e aprendizado.

Entre as atrações, estarão exposições, palestras com referências do mercado, oficinas e experiências imersivas, todas voltadas para celebrar a inovação e a criatividade do design brasileiro.

 “Nosso país é uma potência criativa. Um berço de biodiversidade e, para além da força que a DW! ganhou com a ampla adesão e o reconhecimento do mercado, a nossa intenção é que as ideias aqui plantadas e discutidas se expandam, criando um movimento contínuo de aperfeiçoamento e perspectivas relevantes para o presente e o futuro do arqdecor”.

Lauro Andrade
CEO DW! Semana de Design de São Paulo

Mãos e Máquinas

Neste ano, o tema “Mãos e Máquinas” promete instigar debates profundos sobre a relação entre a produção artesanal e a automação. Em um contexto onde artesãos se destacam como resistência à automação, o evento se propõe a explorar como designers podem harmonizar tecnologia e sensibilidade manual. Andrade enfatiza a importância dessa discussão, afirmando que o Brasil é uma potência criativa, rica em biodiversidade e inovação. O evento espera debates essenciais para a área nos chamados DW! Talks promovidos na Casa Docol, QG do evento.

Um Evento em Crescimento

A DW! 2025 não apenas se expande em termos de participantes, mas também em sua relevância no cenário do design. Com 367 atividades e 143 expositores em 2024, o evento se consolidou como uma referência no setor, atraindo criativos de todo o Brasil. A curadora Lúcia Gurovitz, que já atuou em edições anteriores, retorna para garantir que o evento seja cada vez mais inclusivo e diversificado.

A programação deste ano incluirá a já tradicional Feira na Rosenbaum, atividades no D&D Shopping e exposições na Galeria Metrópole, além de ações nos Circuitos Barra Funda e Pinheiros, que são berços de novos talentos. O Distrito Alameda Gabriel também receberá um Circuito de Arte e Design Digital, agregando novas experiências para os visitantes.

“Ao longo de sua trajetória a DW! Semana de Design de São Paulo sempre pautou temas provocativos e instigantes, com o objetivo de propor diálogos e análises sobre aspectos da contemporaneidade que impactam não só as decisões de criativos do nosso setor como, também, de toda a sociedade. Neste ano, nosso foco será discutir a relação entre mãos e máquinas, para que possamos pensar além de aspectos aparentemente conflitantes. Da mesma forma que, por exemplo, artesãos ressurgem como resistência à automação, designers podem atuar em parceria, criando linguagens que misturem o avanço tecnológico e a sensibilidade do trabalho manual, sem que uma técnica anule a outra”

Lauro Andrade
CEO DW! Semana de Design de São Paulo

Pilares da DW!

A DW! se sustenta em três pilares fundamentais: a criatividade brasileira, a vocação empreendedora e a biodiversidade. O CEO Lauro Andrade ressalta a importância de integrar esses elementos para promover um design sustentável e inovador. O compromisso é criar um espaço onde ideias possam florescer e contribuir para o futuro do design e da arquitetura no Brasil.

“O primeiro deles é a consciência de que o Brasil é uma potência criativa. Com muita integração e diversidade, somos marcados por uma sagacidade que se apresenta em todas as formas de arte, e isso se traduz na nossa capacidade criativa. Desconheço outro país do mundo que tenha essa efervescência. O segundo elemento é nossa vocação para empreender, algo que a gente também verifica de norte a sul, de leste a oeste do país, entre independentes, pequenos e grandes empreendedores. O terceiro elemento é nossa biodiversidade. Nossos recursos naturais, se usados de forma inteligente e sustentável, são um diferencial imbatível que merece ter relevância, justamente para promovermos a sua preservação”, diz o executivo.

Para finalizar, Andrade conclui: “A gente sempre tem utopias de longo prazo para o Brasil, mas, a curto prazo, é preciso dar passos concretos e cada vez mais integrar esses mundos. Esse é o meu compromisso e são essas premissas que me inspiram na concretização da DW! em todas essas vertentes”.

Assim, a DW! Semana de Design de São Paulo é um evento transformador, que não apenas promove o design, mas também fomenta a economia e a cultura da cidade. Com uma proposta robusta e um tema instigante, a edição de 2025 promete ser um marco na trajetória do design brasileiro. Para mais informações, acesse: dwsemanadedesign.com.br

Sobre a DW! Semana de Design de São Paulo

Idealizada em 2012 pelo empresário Lauro Andrade, a DW! Semana de Design de São Paulo é um festival urbano de design que antecipa tendências e dialoga com o próprio movimento da cidade, em atrações inéditas a cada edição, articulando arquitetura, arte, decoração, urbanismo, inclusão social, negócios, inovação, tecnologia, economia criativa e todos os players da cadeia produtiva do setor em uma proposta plural, diversa e inovadora para uma experiência transformadora.

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *