Maria Alcina e Marcelo Veronez se unem no pré-Carnaval de Belo Horizonte

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Colaborou Felipe Rocha
O Carnaval está chegando! A capital mineira começa a entrar em clima de festa e está preparadíssima. Para abrir essa programação com chave de ouro, o evento “Mistura Minas – É Carnaval”, começa em Belo Horizonte já nesta semana, nos dias 20, 21 e 23 de fevereiro, nos jardins do Palácio das Artes.
A grande novidade é a estreia do Baile de Verão, comandado pelo efervescente Marcelo Veronez na companhia de Maria Alcina, importante nome da música brasileira, em encontro inédito.
As atrações prometem uma fusão vibrante entre diversos ritmos, reunindo diferentes músicos em uma grande celebração para toda a família. O Blog do Arcanjo te adianta detalhes desse evento imperdível.

Além de Alcina e Veronez, está confirmada também a Orquestra Cabaré, que retorna aos palcos com um novo formato sob comando de Marcos Frederico, incorporando novos ritmos. E, claro, não poderia faltar o tradicional Bloco Fera Neném BH e o Bentiviuzinho, que prometem trazer muita diversão para a criançada e para toda a família.
Belo Horizonte também receberá a presença ilustre da multiartista trans Efe Godoy, que será a mestre de cerimônias. Com trabalhos reconhecidos no Brasil e no mundo, ela se destaca com desenho e pintura, mas também com música performance em suas obras híbridas.
A entrada é gratuita e o evento oferece também brincadeiras, customização e lounge.
Mistura Minas – É Carnaval!
Baile de Verão – Marcelo Veronez + Maria Alcina, 20/2, quinta, às 18h
Marcelo Veronez, um dos ícones do Carnaval belo-horizontino, abre a programação na quinta-feira ao lado de Maria Alcina, quando cantam juntos pela primeira vez, em um “show quente, alegre e com um clima solar”, como destaca o cantor. A proposta do Baile de Verão é reunir artistas que tocam e trabalham durante o Carnaval, criando um momento especial de encontro e celebração.

Com um repertório que passeia entre a tradição carnavalesca e o peso do rock eletrificado, a banda conta com os guitarristas Mateus Rocha e Rogério Delayon, o baterista Yuri Velasco, o baixista Pedro Fonseca e a percussionista Analu Braga.
Em conversa com o Blog do Arcanjo, Veronez conta como será o repertório do Baile de Verão: “Nosso baile vai fugir um pouco a regra dos repertórios de carnaval que temos em Belo Horizonte, que é mais voltado para a MPB, para homenagear figuras da música brasileira, ou que tenham na sua base a música baiana. O Baile de Verão vai para outro lugar, que é esse lugar do frevo e das marchinhas eletrificadas pelo rock and roll”.
Maria Alcina é a convidada especial do show. Intérprete que se caracteriza pela voz marcante e figurino irreverente de plumas e paetês, sua presença chega para abrilhantar o carnaval do Palácio das Artes.
Orquestra Cabaré, 21/2, sexta, às 18h
Na sexta-feira, dia 21/2, é a vez da Orquestra Cabaré, que retorna aos palcos após quase 15 anos de hiato, desta vez comandada por Marcos Frederico. O repertório inicia com o icônico “Oh, abre alas”, de Chiquinha Gonzaga, e segue com grandes sucessos das décadas de 1930, 1940 e 1950, como “Mamãe eu quero”, “Touradas em Madrid” e “Allah-la-ô”.
Em conversa com o Blog do Arcanjo, Marcos Frederico adianta: “Com um novo formato, a proposta é uma viagem no tempo através de marchinhas carnavalescas”.
Integram a Orquestra Cabaré André Miglio (voz), Aloízio Horta (baixo), Bianca Luar (voz), João Machala (trombone), Marcos Frederico (bandolim e voz), Pedro Caldas (percussão), Raquel Coutinho (voz), Rodrigo Carioca (bateria) e Samy Erick (guitarra).
Bloco Fera Neném BH + Bentiviuzinho, 23/2, domingo, 16h
No domingo, dia 23, a festa continua com a apresentação do Bloco Fera Neném BH, a partir das 16h. O bloco infantil, precursor do Carnaval de rua de Belo Horizonte e indicado ao Prêmio da Música Brasileira, celebra seu 12º ano com muita música, diversão e folia para toda a família. Em suas apresentações, a bateria segue aberta para quem quiser se juntar à festa. Crianças, mamães, papais, titios e vovós são convidados a virem fantasiados e prontos para brincar. Criado em 2014, o Bloco Fera Neném BH conquistou crianças e adultos com uma mistura vibrante de ritmos brasileiros. Nos cortejos, cerca de 2 mil foliões se reúnem para dançar ao som de ijexás, sambas de roda, cirandas, frevos, marchinhas e maracatus. O repertório passeia por canções infantis e composições próprias, assinadas pelo cantor e compositor Dudu Nicácio, participante do ressurgimento do Carnaval de BH desde os primeiros instantes.

Ainda, no domingo, acontece o show infantil com a Bentiviuzinho, banda criada, em 2017, por Ana Rodrigues, como extensão do Baile Bem te Viu, Bem te Vê, que anima foliões desde 2013. Com um repertório vibrante e repleto de brasilidade, o show mistura clássicos infantis e novas descobertas, trazendo diversão para todas as idades. A grande atração fica por conta das vozes suaves e afinadas de crianças, guiadas por artistas experientes, criando uma experiência lúdica e emocionante, com canções que celebram a infância e o Carnaval.

O projeto integra o calendário do Governo de Minas para o Carnaval da Liberdade 2025 e o AMA – Ano Mineiro das Artes, programa da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult). Faz parte do programa Palco Aberto, da Fundação Clóvis Salgado. A realização é da Casulo Produções, de Danusa Carvalho, com patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.