Acadêmicos do Baixo Augusta, maior bloco de São Paulo, quer 1 milhão no desfile

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Emblemático na retomada do Carnaval de rua paulistano e há 16 anos na folia, o Acadêmicos do Baixo Augusta, maior bloco de São Paulo, desfila neste domingo, às 14h00, com saída na Rua da Consolação com Avenida Paulista, descendo a Consolação até o Minhocão. O cortejo quer reunir novamente mais de 1 milhão de foliões. O homenageado deste ano é o sambista Jorge Aragão, que se apresenta ao lado dos cantores Tássia Reis, Tulipa Ruiz, Yago Oproprio e Otto, juntos à Banda do Baixo Augusta puxada pelo diretor musical Simoninha com André Frateschi, Bruna Pazinato e Hevelson Oliveira, que completam a formação de cantores oficiais. O bloco conta também com a presença Marcelo Rubens Paiva, como porta-estandarte, Alessandra Negrini, como Rainha, e Thelminha, como Diva, além da musa Marcia Dailyn e do muso Walério Araújo. O Baixo Augusta é conhecido pela resistência e luta pelo direito de ocupar a cidade com cultura e arte.







Serviço
Acadêmicos do Baixo Augusta
Data: 23 de fevereiro de 2025
Concentração: 13h
Início: Pontualmente às 14h
Término: 19h
Concentração na Rua da Consolação, próximo à Av. Paulista
Mais informações no Instagram do Acadêmicos do Baixo Augusta
Sobre o Acadêmicos do Baixo Augusta
O bloco Acadêmicos do Baixo Augusta foi fundado em 2009 por uma turma de amigos que reunia empreendedores e entusiastas do bairro para celebrar sua diversidade e revitalização enquanto território livre para manifestações culturais alternativas e para a boemia. A história do Bloco se confunde com o processo de retomada do carnaval de rua da cidade. Com uma postura ativista diante da necessidade de lutar pelo direito à cidade através da ocupação cultural das ruas, o Acadêmicos do Baixo Augusta se tornou o maior Bloco de carnaval de São Paulo com mais de 1 milhão de pessoas em seus desfiles.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.