Carnaval da Liberdade abre com Orquestra Sinfônica de MG e Toninho Gerais em BH

Orquestra Sinfônica de Minas Gerais abre alas com elegância à festa mais querida do país  © Prefeitura de Belo Horizonte Flickr Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Enviado especial a Belo Horizonte, Minas Gerais

Colaborou Felipe Rocha

A Orquestra Sinfônica de Minas Gerais se apresenta ao ar livre nesta quinta-feira (27) em Belo Horizonte no cruzamento das Avenidas Brasil e Bernardo Monteiro, abrindo o Carnaval da Liberdade e inaugurando a Via das Artes – Brasil, com a sonorização de toda pista que é destaque neste Carnaval de BH em três avenidas onde desfilam os megablocos: Amazonas, Andradas e Brasil.

A entrada é gratuita e não exige a retirada dos ingressos. O espetáculo abre com chave de ouro e elegância a chegada de uma da festa ícone da cultura brasileira: o Carnaval. O nome do concerto é Sinfônica POP: Abertura do Carnaval da Liberdade – OSMG convida Toninho Geraes. A apresentação é uma celebração da festividade, mesclando música erudita, com música popular brasileira e tradição carnavalesca. Sob a direção da regente titular Ligia Amadio, a Sinfônica sobe ao palco com o cantor e compositor mineiro Toninho Geraes e convidados.

Ao lado de Toninho Geraes, outras vozes marcam presença: Aline Calixto, Adriana Araújo, Fabinho do Terreiro e Fernando Bento participam como convidados especiais. Nessa pluralidade, surgem faixas emblemáticas do samba mineiro e nacional. A firmeza da tradição se assenta na presença ilustre de Dona Eliza, uma das pioneiras do samba em Minas Gerais e dama do samba belo-horizontino. Unindo tradição carnavalesca, sofisticação da música erudita e a energia vibrante da música popular brasileira, “Abertura do Carnaval” traz alegria, leveza e exaltação, marcas da maior festa nacional.

Repertório de hits

O concerto apresenta músicas compostas por grandes nomes da música brasileira, como Toninho Geraes, Paulinho Rezende, Moacyr Luz e outros. Entre os destaques, estão faixas como “Mais Feliz”, “Se A Fila Andar”, “Seu Balancê” e “Mulheres”. O espetáculo também incluirá emocionantes interpretações de peças emblemáticas, como “Foram Me Chamar” (Dona Ivone Lara e Delcio Carvalho) com arranjo de Fred Natalino, e “Povo Negro, Raça Zumbi”, de Dona Eliza, uma das pioneiras do samba em Minas Gerais, que será interpretada pela potente voz de Adriana Araújo. A noite contará com a participação especial de Aline Calixto, que traz o samba de “Preceito/Oxossi” e “De Maré”, e Fabinho do Terreiro com o medley “Pago Pra Ver/Mágoa/Desacerto”. Além disso, também serão interpretados clássicos atemporais como “Alma Boêmia” (Toninho Geraes e Paulinho Rezende) e “Aquarela da Amazônia” (Toninho Geraes e Toninho Nascimento), arranjada por Marcelo Ramos.

“Sinfônica POP: Abertura do Carnaval da Liberdade – OSMG convida Toninho Geraes”

Data: 27 de fevereiro (quinta-feira) 

Horário: 20h

Local: cruzamento da Avenida Brasil com Avenida Bernardo Monteiro

Classificação indicativa: 10 anos

Entrada gratuita

Informações para o público: (31) 3236-7307 / www.fcs.mg.gov.br

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *