Álbum Trilhas do Carnaval é lançado em BH idealizado por Henrique Portugal

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Enviado especial a Belo Horizonte, Minas Gerais
Colaborou Felipe Rocha
O Carnaval de Belo Horizonte acaba de ganhar sua própria trilha sonora. A Fundação Clóvis Salgado lançou, na última quarta (26), o disco oficial do Carnaval de Minas Gerais, um projeto que busca valorizar a produção musical local. Trilhas do Carnaval, nome do álbum coordenado pelo eterno Skank Henrique Portugal, reúne 15 faixas inéditas, interpretadas por 14 blocos carnavalescos de Belo Horizonte. Ouça o álbum!
A iniciativa faz parte do projeto Via das Artes, desenvolvido pelo Governo de Minas dentro do Carnaval da Liberdade 2025, em comemoração ao Ano Mineiro das Artes (AMA). Os artistas foram selecionados por meio de um edital, que garantiu a gravação profissional das composições escolhidas.
Além de serem lançadas em plataformas de streaming, as músicas também serão reproduzidas nas avenidas sonorizadas de BH: Amazonas, Andradas e Brasil.
Lêonidas de Oliveira, secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, conta ao Blog do Arcanjo o significado do projeto: “A música é a alma do Carnaval e, com este projeto, valorizamos a produção autoral dos blocos e de seus compositores. O Carnaval de Belo Horizonte se diferencia pela criatividade, e o Trilhas do Carnaval chega para registrar essa identidade musical, levando nossa folia para além das ruas e eternizando-a em plataformas digitais”.
Henrique Portugal, idealizador do projeto, completa: “O Carnaval de BH já se tornou um dos maiores do Brasil. Estava faltando criar uma identidade musical para este movimento. A minha função é organizar e transformar estas novas canções em patrimônio intelectual que possa gerar receita para os blocos durante todo o ano”.
Ouça o álbum Trilhas do Carnaval
Blog do Arcanjo mostra artistas participantes do álbum Trilhas do Carnaval em Minas Gerais






























Via das Artes no Carnaval de BH: Carnaval da Liberdade
O Instituto Cultural Aurum é responsável pela produção artística do projeto Via das Artes, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerias (Codemge), Fundação Clóvis Salgado e Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes (APPA). A iniciativa é do Governo de Minas Gerais, realizada por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), para promoção do Carnaval da Liberdade 2025, e integra dentro do AMA – Ano Mineiro das Artes, programa da Secult.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.