Carnaval de Belo Horizonte ganha Via das Artes com sonorização e painéis gigantes

Via das Artes é uma das grandes surpresas do Carnaval de Belo Horizonte em 2025 © Jozane Faleiro Divulgação Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Enviado especial a Belo Horizonte, Minas Gerais

O Carnaval de Belo Horizonte está pulsando cultura! Nada mais perspicaz do que combinar a folia carnavalesca com arte, abrangendo, assim, diversos tipos de manifestações artísticas. Essa é a proposta da Via das Artes, uma iniciativa da Secretaria da Cultura e Turismo de Minas Gerais e da Fundação Clóvis Salgado em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, que transformará as avenidas Brasil, Amazonas e Andradas em verdadeiras galerias de arte ao livre. A programação será diversificada e acessível e ocorrerá ocorrerá de 1º a 4 de março, das 8h às 20h. Este projeto integra o Ano Mineiro das Artes (AMA), lançado em 2025 com um investimento significativo, visando fortalecer a cultura e a arte em todo o estado.

“Este projeto é uma celebração da arte em sua forma mais vibrante e acessível. Transformar as avenidas de Belo Horizonte em galerias ao ar livre é uma maneira única de integrar a cultura ao cotidiano da cidade. A arte visual no Carnaval da Liberdade 2025 traz à tona a criatividade e a autenticidade de nossos artistas, refletindo o espírito de nossa cidade”.

Sérgio Rodrigo Reis
presidente da Fundação Clóvis Salgado

40 telas gigantes

A Via das Artes contará com mais de 40 telas gigantes, cada uma com 6 metros de altura por 3 metros de largura, distribuídas pelas torres de áudio das três avenidas sonorizadas. As obras foram produzidas por 15 artistas mineiros, incluindo nomes já consagrados e talentos iniciantes, sob a curadoria de Juliana Flores. Entre os artistas participantes, destacam-se DMS, Wanatta, Bolinho e Fhero. As pinturas trazem interpretações visuais com a temática carnavalesca e carregam o estilo característico de cada artista. 

Durante o dia, as avenidas serão sonorizadas para que todos possam apreciar a música dos blocos carnavalescos, que são as verdadeiras estrelas da Via das Artes. programação artística complementar ocorrerá predominantemente à noite, após os desfiles dos blocos, oferecendo opções culturais adicionais aos foliões.

Festa a noite inteira

A Via das Artes se prepara para transformar as ruas de Belo Horizonte em um grande palco a céu aberto durante o Carnaval. Com uma programação que valoriza os blocos carnavalescos como as verdadeiras estrelas da festa, as avenidas serão sonorizadas ao longo do dia para que todos possam mergulhar na vibração contagiante da folia. À noite, a festa continua com atrações complementares, criando uma experiência contínua e diversificada para os foliões.

A proposta da Via das Artes é unir tradição e inovação, respeitando os horários dos blocos enquanto expande as possibilidades de diversão com programações noturnas diversificadas. Com uma curadoria que vai da folia carnavalesca ao universo eletrônico, passando por performances poéticas e circenses, o evento reafirma Belo Horizonte como um dos grandes polos do Carnaval de rua do Brasil.

“A Via das Artes totalmente sonorizada e com diversas expressões artísticas ganhando evidência nesse Carnaval, além da música, reforça o nosso compromisso com a realização do Carnaval mais cultural de todos os tempos”.

Sérgio Rodrigo Reis
presidente da Fundação Clóvis Salgado.

O Instituto Cultural Aurum é responsável pela produção artística do projeto Via das Artes, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerias (Codemge)Fundação Clóvis Salgado e Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes (APPA). A iniciativa é do Governo de Minas Gerais, realizada por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), para promoção do Carnaval da Liberdade 2025, e integra dentro do AMA – Ano Mineiro das Artes, programa da Secult.

Virada Eletrônica com Zeca Camargo

Entre os eventos mais aguardados está a Virada Eletrônica na Via das Artes Amazonas, que acontecerá na segunda-feira, 3/3, das 20h às 6h. Sob o comando do jornalista e apresentador Zeca Camargo, o evento inédito atenderá ao público que busca uma programação vibrante na madrugada, reunindo os principais DJs e VJs da cena eletrônica de Belo Horizonte. O repertório trará um mix de música eletrônica com a tradição do carnaval mineiro, performances circenses e projeções visuais, garantindo uma experiência única e imersiva.

A programação da Virada Eletrônica inclui apresentações coletivas de DJs, performances circenses e sets variados que transitam entre House, Techno, EDM e Chill-out, além de ritmos variados incluindo pop, funk e brasilidades, criando uma fusão de ritmos e visuais para manter a energia até o amanhecer. A proposta integra o plano anual do coletivo Quarteirão Eletrônico, que propõe uma reflexão sobre as boates e clubes ao redor do mundo que estão encerrando suas atividades devido à crise provocada pela pandemia.

Carnaval de Belo Horizonte – Foto: Dirceu Aurélio Divulgação Blog do Arcanjo 2025

Carnaval Multicultural e Alvorada Poética

Poesia, artes gráficas, digitais e circenses fazem da Via das Artes a manifestação mais cultural no Carnaval de todos os tempos. Além da extensa programação musical, o Carnaval da Liberdade ganha um amanhecer singular em 2025 com a Alvorada Poética da Via das Artes. 

A programação acontece neste sábado (1/3), das 5h às 6h da manhã, com intervenções ao vivo na avenida Amazonas, transformando o despertar carnavalesco em um grande recital ao ar livre, unindo literatura, música, teatro e artes visuais. Neste ano, a homenageada é Adélia Prado, poeta que traduz a mineiridade em versos que transitam entre o cotidiano e o sagrado.

Outra vertente do evento é a Trupe do Carnaval, uma performance multilinguagem que combina literatura, dança, circo, slam e música, também em homenagem a Adélia Prado, cuja direção é de Marcelino Xibil. A poesia se materializa em movimento, cores e ritmo, explorando as ruas como palcos vivos de expressão e reflexão.

Via das Artes

A cidade de Belo Horizonte é tomada por manifestações artísticas que ampliam os horizontes da experiência carnavalesca. As vias se transformarão em galerias ao ar livre, com telas gigantes  assinadas por artistas mineiros, sob curadoria de Juliana Flores. No total, serão 41 obras distribuídas por três avenidas, trazendo interpretações visuais do Carnaval de BH. As artes visuais também tomarão os prédios da cidade, com projeções noturnas em grandes fachadas laterais de diversos prédios da cidade. Essas intervenções visuais trarão imagens que celebram a poesia e a musicalidade do Carnaval, reafirmando a cidade como um espaço de cultura pulsante, dia e noite.

Confira aqui a programação dos blocos e atrações culturais.

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *