Alvorada Poética abrilhanta o Carnaval da Liberdade 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Colaborou Felipe Rocha
Poesia, música, dança e artes circenses. Assim foi o amanhecer especial em Belo Horizonte neste sábado, 1º de março, das 5h às 6h da manhã, com a Alvorada Poética, marcada por uma explosão de arte, cultura e folia. O espetáculo trouxe alegria e inspiração para o começo do dia dos foliões que passavam pela Avenida Amazonas, criando um clima delicioso da maior festa popular do país. O evento faz parte do projeto Via das Artes do Carnaval da Liberdade de 2025, que transforma as avenidas principais de Belo Horizonte em um verdadeiro palco a céu aberto. O Blog do Arcanjo te conta mais detalhes dessa homenagem vibrante à poesia mineira.
A festa, que combinou a tradição literária de Minas Gerais com performances contemporâneas, emocionou o público presente. A apresentação contou com a participação da Cia Circunstância, do Grupo ID Experimental do Estúdio ID Investiga Dança, do Grupo Café com Batuque e com os artistas-intérpretes Marcelino Xibil, Juliano Mendes, Abelha e Nívea Sabino. O cortejo da Trupe do Carnaval transformou o amanhecer em uma experiência sensorial onde a poesia encontrou a música e a melodia se fez verso.
Além das performances ao vivo, a Alvorada Poética aproveitou a sonorização especial da avenida para encantar o público com uma coletânea de poemas gravados de grandes nomes da literatura brasileira, como Guimarães Rosa e Carlos Drummond de Andrade.
Em conversa com o Blog do Arcanjo, o presidente da Fundação Clóvis Salgado, Sérgio Rodrigo Reis, fez um balanço do evento: “A Alvorada Poética reafirmou a força da cultura mineira e sua capacidade de emocionar, transformar e inspirar. O evento se consolida como um dos momentos mais emblemáticos do Carnaval da Liberdade, deixando uma marca inesquecível no coração dos foliões e amantes da poesia”.
A iniciativa integra a programação da Via das Artes, promovida pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), dentro da programação do Carnaval da Liberdade 2025 e do AMA – Ano Mineiro das Artes. A realização é do Instituto Cultural Aurum, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), Fundação Clóvis Salgado e Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes (APPA).
O Blog do Arcanjo traz a seguir mais cliques desse evento:





Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.