Filarmônica de Minas Gerais encerra Carnaval de Minas na Quarta-Feira de Cinzas

Filarmônica de Minas Gerais encerra o Carnaval nesta Quarta-Feira de Cinzas – Foto: Luciano Viana Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Enviado especial a Belo Horizonte, Minas Gerais

O Carnaval de Minas vai terminar com música clássica na Quarta-Feira de Cinzas. A Filarmônica de Minas Gerais, sob a batuta do maestro associado José Soares, encerra o Carnaval da Liberdade com um concerto gratuito e ao ar livre, na quarta-feira5 de março, às 20h, em palco montado na Av. Bernardo Monteiro, ao lado do Colégio Arnaldo. O espetáculo faz parte do projeto Via das Artes, realizado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e da Fundação Clóvis Salgado, com apoio do Instituto Cultural Filarmônica, e também integra o AMA – Ano Mineiro das Artes, programa da Secult.  

O repertório da noite, dedicado à música brasileira, inicia com a Suíte Bossa, obra encomendada pela Filarmônica ao compositor Leonardo Gorosito, para homenagear João Donato e outros grandes nomes da MPB. Por falar em história, a Orquestra homenageia Chiquinha Gonzaga, com seu clássico Corta-Jaca, bem como os clássicos de Luiz Gonzaga, numa Suíte com arranjos de Cyro Pereira.

Não podemos deixar de celebrar Minas Gerais, com seu hino quase oficial, junto ao movimento Clube da Esquina, em Milagre dos Peixes. Por fim, Aquarela do Brasil é a ponte para relembrarmos os sambas-enredos de Noel Rosa, João Bosco, Paulinho da Viola e Adoniran Barbosa, em outra Suíte de Cyro Pereira. A programação se encerra com um personagem que faz parte de toda a história da música, Orfeu, em frevo de Tom Jobim e Vinícius de Moraes. 

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *