Carnaval Rio de Janeiro: temática futurista, Milton Nascimento e despedida de Paolla Oliveira encerram os desfiles do último dia

Portela homenageia Milton Nascimento © Riotur Flickr Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Colaborou Felipe Rocha

A maior festa popular do Brasil chegou ao fim em grande estilo! Nesses três dias de desfiles, testemunhamos uma verdadeira celebração da cultura e da religião, não só animando o público que estava presente no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, mas também conduzindo reflexões. O terceiro dia dos desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro foi um pouco diferente do que vimos nos dois primeiros, não se limitando apenas aos enredos afro. A temática futurista, a homenagem a Milton Nascimento e a despedida de Paolla Oliveira marcaram o encerramento do carnaval carioca. Da noite de terça (4) para a madrugada de quarta (5), quatro escolas passaram pelo sambódromo, são elas: Mocidade Independente de Padre Miguel, Paraíso do Tuiuti, Acadêmicos do Grande Rio e Portela. O Blog do Arcanjo resume todas as apresentações a seguir, juntamente com os cliques de cada desfile; confira:

Mocidade Independente de Padre Miguel

Mais conhecida como Mocidade, a escola apostou numa temática futurista, ao trazer um enredo que mistura futuro e tecnologia. A apresentação contou com 5 painéis de LED, um humanóide gigante se movimentando numa coreografia precisa e cachorrinhos-robôs, que fizeram a alegria do público e chamaram a atenção pela criatividade. Os carros alegóricos fizeram referência a aparelhos eletrônicos e à exploração espacial.

Paraíso do Tuiuti

A Paraíso do Tuiuti trouxe um enredo sobre transcestralidade (ancestralidade das pessoas trans), a partir da história de Xica Manicongo, a primeira travesti não indígena documentada na história do Brasil. Nascida no Congo, ela foi escravizada e trazida ao país no século 16. Foi batizada como Francisco, mas seu nome não refletia quem ela realmente era. A Tuiuti aproveitou desse enredo para denunciar a intolerância e pedir respeito à comunidade LGBTQIAPN+. Na comissão de frente, o grande destaque foi a deputada Erika Hilton, que participou dos desfiles usando uma faixa presidencial, encantando o público.

Acadêmicos do Grande Rio

A Grande Rio apresentou o seguinte enredo “Pororocas parawaras – As águas dos meus encantos nas contas dos curimbós”, remetendo às águas do Pará. O desfile também foi marcado pela despedida da atriz Paolla Oliveira como rainha de bateria. Os carros alegóricos foram grandiosos e deslumbrantes e fizeram uma ótima representação do Pará.

Portela

Encerrando os desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro com chave de ouro, a Portela trouxe uma homenagem a um dos maiores artistas da música popular brasileira: Milton Nascimento! E claro que teve participação dele, que desfilou no último carro alegórico, sentado em um trono dourado e brilhante. O desfile traduziu seu legado e sua importância para o país. As alegorias da Portela criaram imagens de fé, amizade, sonhos e lembranças.

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *