Jornalista Cristiano de Freitas, da comunicação do Festival de Curitiba, é assassinado; suspeito é preso

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Foi assassinado na última terça, dia 4 de março, o jornalista Cristiano Luiz de Freitas. Ele integrava a equipe de Comunicação do Festival de Curitiba, no Paraná. O Festival de Curitiba divulgou a seguinte nota:
“É com profunda tristeza que informamos o falecimento do jornalista Cristiano Freitas, membro da equipe de assessoria de imprensa do 33 º Festival de Curitiba, aos 46 anos.
Apaixonado por arte e cultura, Cris teve uma trajetória marcante em diversos veículos de comunicação e se destacava como um grande conhecedor do teatro. Este ano, a convite do coordenador Maximilian Santos, realizou um antigo desejo ao integrar nossa equipe, trazendo sua experiência, talento e entusiasmo.
Infelizmente, nosso colega foi encontrado em sua casa e a causa de sua morte ainda não foi esclarecida. Estamos todos consternados, em choque e profundamente tristes com essa perda repentina.
Em poucos dias de trabalho conosco, Cris já havia deixado sua marca, contribuindo com entrevistas, ideias e pautas instigantes, sempre com dedicação e energia contagiante. Seu entusiasmo fará muita falta.
Expressamos nossos mais sinceros sentimentos à família, amigos e colegas que tiveram o privilégio de conhecê-lo e compartilhar momentos ao seu lado.”
Morte violenta
A morte do jornalista Cristiano de Freitas se deu em contexto de violência, segundo a imprensa paranaense. A Polícia Civil do Paraná investigou o crime e prendeu nesta quinta (6) o suspeito do assassinato, Jhonatan Barros Cardoso, que possui várias passagens por crimes semelhantes.
De acordo com o G1, Cristiano Luiz Freitas, de 46 anos, foi encontrado morto por vizinhos que entraram na residência depois de ver um carro saindo do local e deixando o portão da casa aberto.
Momentos antes, eles ouviram gritos e acionaram a Polícia Militar (PM-PR), acreditando que se tratava de uma ocorrência de violência doméstica.
A Polícia suspeita que Cristiano o conheceu em um aplicativo de relacionamento, conforme o modus operandi do suspeito em outros crimes.
Outro indício para a polícia é que a própria vítima abriu o portão de casa para o homem, o que leva a corporação a acreditar que Cristiano havia combinado de se encontrar com o suspeito.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.